Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


Teletrabalho Novas Regras Já Em Janeiro

Escrito por em Dezembro 7, 2021

Teletrabalho obrigatório as empresas têm de pagar despesas adicionais dos trabalhadores

 

Lisboa 7 Dezembro 2021 – As novas regras preveem o dever da entidade empregadora se abster de contactar os trabalhadores no seu período de descanso. As empresas terão ainda de pagar as despesas adicionais dos trabalhadores em teletrabalho obrigatório durante a semana de 2 e 9 de Janeiro, segundo fonte do Ministério do Trabalho.

A nova regulamentação do teletrabalho publicada esta segunda-feira em Diário da República  entra em vigor a 1 de Janeiro de 2022.

“Nos termos do artigo 6.º da Lei 83/2021, as novas regras entram em vigor no primeiro dia do mês seguinte à publicação, ou seja, entram em vigor a partir do dia 1 de Janeiro de 2022, pelo que abrangem a semana referida. Aplicam-se todas as regras, incluindo as relativas às despesas”, disse fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social à agência Lusa.

De acordo com as novas regras, “são integralmente compensadas pelo empregador todas as despesas adicionais que, comprovadamente, o trabalhador suporte, incluindo os acréscimos de custos de energia e da rede instalada no local de trabalho em condições de velocidade compatível com as necessidades de comunicação de serviço, assim como os custos de manutenção dos mesmos equipamentos e sistemas”.

As novas regras, agora publicadas, preveem ainda o dever de a entidade patronal de não contactar os trabalhadores no período de descanso quer estejam em teletrabalho ou em trabalho presencial.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *