Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


CDU QUER TESTES COVID-19 COMPARTICIPADOS

Escrito por em Dezembro 8, 2021

CDU Loures Recomenda a Testagem Comparticipada

Loures 8 Dezembro 2021 – A CDU Loures, justifica a recomendação com o avanço da pandemia com o aumento de casos detetados de COVID -19 no concelho, que  registou 240 novos casos por 100 000 habitantes, nos últimos 14 dias.

Nesta conjuntura a CDU diz ser importante incrementar a testagem de Covid-19 por forma a detetar o mais precocemente possível eventuais focos de contágio.

Até porque nesse sentido o Governo decidiu tornar obrigatório a apresentação de teste negativo para grandes eventos culturais e desportivos, visitas a lares e unidades de saúde entre outras situações.

Para além disso a época de reuniões familiares em torno da quadra festiva em que as precauções devem ser reforçadas justifica a necessidade de testagem para despiste de eventuais cadeias de transmissão.

Neste contexto, o Governo anunciou a retoma da contratualização com as farmácias de testagem comparticipada até ao máximo de 4 testes por utente por mês. No entanto, esta medida teve uma resposta muito aquém das necessidades da população do município de Loures onde apenas 7 farmácias prestam este serviço sublinhando-se que existe apenas 1 farmácia com este serviço na cidade Loures servindo, por ser a de maior proximidade, toda a população das freguesias de Loures,  Santo António dos Cavaleiros, Frielas e toda a zona norte do concelho.

Consciente desta situação a Câmara Municipal de Loures, reunida a 7 de Dezembro de 2021, deliberou:

  1. Recomendar ao Sr. Presidente (CM Loures) que em conjunto com o Governo tome medidas urgentes para aumentar de forma significativa a capacidade de testagem no concelho.
  2. Que esse aumento de capacidade de resposta permita uma resposta desconcentrada de maior proximidade a toda a população envolvendo o ACES de Loures e Odivelas, Farmácias e outras entidades do concelho como por exemplo as corporações de bombeiros, IPSS entre outras.
Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *