Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


Ajuda Em Ação Promove o Empreendedorismo Feminino em Camarate

Escrito por em Abril 1, 2022

ONG Ajuda em Ação aposta na costura para promover o empreendedorismo feminino em Camarate

Odivelas 1 Abril 2022 – Desde a sua chegada a Portugal, a ONG Ajuda em Ação tem apostado no empreendedorismo feminino. Hoje, graças ao projeto de costura de Camarate, conseguiram já transformar a vida de 8 mulheres, fornecendo-lhes as competências básicas para conseguirem ter uma maior estabilidade financeira e saírem da chamada economia informal.

Todas as quartas e quintas-feiras, é na Associação Jovem Despertar que encontramos com alegria e afinco, junto às suas peças de roupa e respetivas máquinas de costura, Mariazinha, Aline, Ricardina e Mariama. Fazem parte de um grupo de mulheres que iniciaram ao lado da ONG Ajuda em Ação o projeto de costura em Camarate, Loures. Este projeto, que decorre há já dois anos, tem como objetivo capacitar mulheres que vivem numa situação de vulnerabilidade social e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para se desenvolverem o seu próprio futuro.

Mariazinha mostra pecas costuradas por si

Mário Baudouin, Diretor de Programas da ONG, explica que todas estas mulheres integradas neste projeto se encontram numa situação de vulnerabilidade social, inclusive algumas delas são imigrantes que chegaram há pouco tempo a Portugal e que ainda estão a tentar organizar a sua vida e encontrar uma forma de sustentar e cuidar da sua família. É o caso de Aline, que está no nosso país há menos de um ano e que viu no curso uma oportunidade de recomeçar a sua vida. “Sinto-me bem em fazer parte deste projeto porque cheguei aqui há 6 meses e não tinha trabalho”, conta-nos.

Ricardinha a trabalhar com a maquina de costura

Agora, com algumas peças vendidas e uma parceria onde estiveram envolvidas no arranjo de cortinados, aquilo que até há bem pouco tempo parecia uma ocupação de tempos livres ganha novos contornos e o sonho em que não arriscavam pensar passa a tornar-se uma possibilidade a médio e longo prazo. “Quero mesmo pensar na ideia de ter um negócio e até quero fazer um curso de empreendedorismo. Graças a este projeto de costura já estou a ver uma oportunidade para o futuro, já estou a sonhar em grande”, revela Mariazinha, outra das formandas do curso de costura da ONG.

Com a confiança reforçada, chega também uma maior independência e autonomia financeira.  “Sinto uma maior independência e autonomia graças ao projeto. Agora estou a costurar coisas, a mostrar desenhos e isso vai ajudar-me financeiramente a aumentar os meus rendimentos”, revela-nos entusiasmada Mariazinha.

Já Aline diz-nos orgulhosa que já vendeu o seu primeiro saco costurado por si: “Ganhei 7,50€! Fiquei muito contente, porque sei que fiz uma coisa que depois me pode trazer mais rendimentos”. Além do rendimento extra que lhes garantem, estas conquistas são, sobretudo, a motivação e o motor que as faz querer continuar a apostar na sua formação e na sua capacidade empreendedora.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *