Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


Equipa portuguesa lança foguete com sucesso

Escrito por em Outubro 17, 2022

Equipa portuguesa lança foguete com sucesso no EuRo

Lisboa, 16 de Outubro de 2022 – A equipa portuguesa RED | Rocket Experiment Division lançou e recuperou ontem, com sucesso, o seu foguete “Baltasar” no European Rocketry Challenge – EuRoC, no Campo Militar de Santa Margarida (Constância). A equipa, proveniente do Instituto Superior Técnico, participou pelo terceiro ano consecutivo na competição de lançamento de foguetes destinada a estudantes universitários europeus.

O foguete “Baltasar” foi lançado 3 mil metros de altitude no Campo Militar de Santa Margarida (Constância) e, posteriormente, recuperado com sucesso. Pedro Rosado, coordenador da equipa RED, revela que estão “muito contentes com o sucesso lançamento do foguete este ano”. “A experiência dos anos anteriores, permitiu-nos aperfeiçoar diversos elementos no nosso rocket para melhorar a sua performance e, obviamente, atingir o objetivo desejado, que era lançá-lo e recuperá-lo intacto. Estamos muito orgulhosos”.

Composta por 48 elementos, a equipa RED | Rocket Experiment Division foi criada em 2017 e a sua estrutura reflete a multidisciplinariedade do Espaço: entre as formações dos participantes, estão as áreas de engenharia mecânica, de engenharia aeroespacial, de engenharia eletrotécnica e de computadores, de engenharia eletrónica e de engenharia física e tecnológica.

Até ao momento, já foram efetuados 12 lançamentos no Campo Militar de Santa Margarida, das 18 equipas em concurso. Durante o dia de hoje e de amanhã, se a meteorologia o permitir, serão efetuados os restantes seis lançamentos. A cerimónia de encerramento e entrega de prémios acontece no próximo dia 18 de Outubro, no Aeródromo de Ponte de Sor, pelas 14 horas, com a presença do vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa, Eduardo Ferreira, e representantes das entidades parceiras, nomeadamente a Câmara Municipal de Ponte de Sor e o Exército português.

A competição entrega anualmente onze troféus, sendo os prémios de voo atribuídos de acordo com a altitude em competição e o tipo de motor, mas existem novidades na edição de 2022. O Prémio Payload, que pretende reconhecer a equipa com a melhor carga útil, será patrocinado pela Agência Espacial Europeia. Este galardão distingue a inovação, a fiabilidade, bem como a aplicabilidade e o impacto do payload para a sociedade, como se fosse efetivamente lançado no espaço. Para além disso, a 3.ª edição do EuRoC marca ainda o lançamento do Prémio para a Melhor Assinatura Espectral promovido pela ANACOM. O prémio ANACOM será atribuído à equipa que conseguir realizar o seu lançamento com sucesso, dentro de um período estipulado e com a menor percentagem de utilização do canal (ocupação espectral).

Organizada pela Agência Espacial Portuguesa, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor e do Exército Português, a competição decorre até ao dia 18 de outubro, em Ponte de Sor e no Campo Militar de Santa Margarida (Constância), e conta com a participação de 18 equipas europeias, compostas por mais de 500 estudantes, oriundos de 11 países.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *