Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


PAN QUER LÍNGUA GESTUAL NO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

Written by on Outubro 29, 2018

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, entrega na próxima quarta feira, dia 31 de outubro, uma petição no Parlamento que pretende reforçar uma proposta para o Orçamento do Estado de 2019 para a inclusão de intérpretes de língua gestual portuguesa no Serviço Nacional de Saúde, garantindo a presença destes em todos os hospitais.

A petição, que tem o Deputado André Silva, como primeiro subscritor, teve o apoio da Federação Portuguesa de Associações de Surdos, que irá acompanhar a entrega com mais de 4.000 assinaturas.

Apesar de em alguns locais já existirem experiências piloto que possibilitam a comunicação através de um computador, esta tecnologia é considerada insuficiente para estabelecer contacto porque depende de ligação à internet nem sempre  garantida e  também não acautela as variações existentes na Língua Gestual Portuguesa,  para que não existam erros na interpretação.

O PAN, entende ser também urgente a criação das devidas condições de acessibilidade ao número de emergência (112) e aos serviços de emergência e assegurar um serviço de call-center que garanta a comunicação de emergência entre a Pessoa Surda, o -ILGP (call – center) e os Serviços de Emergência (INEM, PSP, Bombeiros, Proteção Civil, GNR, etc.).

Para o  PAN estas são as únicas formas de garantir a acessibilidade de Pessoas Surdas à saúde, cumprindo com o princípio da igualdade conforme estabelecido na Constituição da República Portuguesa, no sentido de se alcançar uma sociedade justa e inclusiva.