Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 30 DE OUTUBRO – DIA DA PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA

Written by on Outubro 30, 2018

EFEMÉRIDES

30 de outubro

Dia Nacional de Prevenção Contra o Cancro da Mama.

1411 – Foi assinado o Tratado de Paz de Segóvia entre Portugal e Castela.

1910 – Morreu o suíço Jean Henri Dunnant. Foi o fundador da Cruz Vermelha e o primeiro Prémio Nobel da Paz, que recebeu em 1901.

1914 – No designado Massacre de Cuangar, em Angola, um ataque alemão ao posto de comando português, causou a morte a vinte e duas pessoas.

1928 – Começaram as transmissões experimentais de televisão, no Reino Unido.

1938 – Orson Welles transmitiu a versão radiofónica da “Guerra dos Mundos”, de H.G.Welles, simulando uma reportagem em direto sobre a invasão da Terra por marcianos.

– Salazar anunciou a intenção de manter Portugal como país neutro na II Guerra Mundial.

1954 – Foi inaugurada a ponte de Santa Clara, em Coimbra.

2003 – Morreu o tenor  Carlos Jorge, aos 81 anos

2004 – O Prémio Gulbenkian de Poesia foi atribuído a Magali Mantagué e Max de Carvalho, pela tradução francesa da poesia de Herberto Helder.

– A Torre do Tombo impediu saída do país de Atlas Universal de 1643, adquirindo-o por 1,5 milhões de Euros.

2005 – Uma granada de gás lacrimogéneo explodiu na mesquita de de Clichy-sous-Bois, nos arredores de Paris. Os confrontos subiram de tom nos bairros periféricos da capital francesa. Na altura,  ministro francês do Interior, Nicolas Sarkozy, declarou “tolerância zero” aos motins

.- A Interrupção Voluntária da Gravidez passou a estar incluída no sistema de gestão de listas de espera em cirurgia.

2006 – Foram conhecidas as conclusões do relatório Stern sobre alterações climáticas, encomendado pelo governo britânico, que demonstrava que Portugal, Espanha e França estavam entre os países europeus mais afetados pelo aquecimento global.

– O antigo ditador chileno Augusto Pinochet foi colocado em prisão domiciliária, acusado de tortura e desaparecimento de pessoas durante o regime militar que liderou entre 1973 e 1990

– As cantoras Sara Tavares e Mariza foram nomeadas para os prémios 2007 da BBC Rádio 3, na área de world music.

2007 – Abertura de farmácias por não farmacêuticos, aumento da oferta de serviços e fixação de um máximo de estabelecimentos por proprietário foram algumas novidades que entraram em vigor no âmbito do novo regulamento jurídico de funcionamento das farmácias.

2008 – Pelo menos 17 pessoas ficam feridas,  na sequência da explosão de um carro armadilhado num parque de estacionamento da Universidade de Navarra. Este atentado ocorreu dois dias depois das autoridades espanholas terem desarticulado um comando da ETA na região.

2009 — Morreu Cristina Pereira, aos 41 anos. Foi a capitã da seleção portuguesa de voleibol e atleta olímpica em Sidney2000.

2011 — O Maratona Clube de Portugal conquistou em Almeirim os títulos masculino e feminino da Taça dos Campeões Europeus de Estrada, em atletismo. Hermano Ferreira, da Conforlimpa, e Dulce Félix, do Maratona, foram os campeões individuais.

– O par português Gonçalo Roque/Sofia Rolão conquistou a medalha de ouro na prova de combinado/”All round”, no 25.º Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática, em Varna, Bulgária.

2012 – Morreu José da Silva Gomes, um dos grandes impulsionadores da arqueologia na região do Médio Tejo,. Contava 70 anos.

2013 – Um choque entre um comboio e um camião na Linha do Oeste, na zona das Caldas da Rainha provocou a morte aos dois ocupantes da viatura.

2014 – Uma greve de tripulantes de cabina da TAP provocou o cancelamento de 30 voos só no primeiro dos quatro dias de paralisação.

2015 – Passos Coelho foi empossado por Cavaco Silva, como 1º ministro, liderando assim o XX Governo Constitucional , que haveria de ser o mais curto da história da Democracia portuguesa

2016 – A Islândia entrou em complicadas negociações para formar governo, após a vitória do Partido Pirata nas eleições, uma força política anti-sistema.

2017 – A manequim russa, Vlada Dzyuba, de apenas 14 anos, entrou num quadro clínico de exaustão enquanto aguardava pela sua vez de desfilar, num espetáculo onde foi submetida a 13 horas intensas de trabalho.

============.

Este é o tricentésimo terceiro dia do ano. Faltam 62 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “É mais fácil enganar uma multidão do que um homem”. Pío Baroja (1872-1956), escritor espanhol.

Tagged as