Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


ACONTECEU A 6 DE SETEMBRO DO ANO …

Written by on Setembro 6, 2020

A 6 de Setembro de 2007 morreu de cancro no pâncreas em Modena, Luciano Pavarotti.

Pavarotti começou sua carreira profissional como tenor lírico em 1961 na Itália. Em 1961, fez sua primeira performance internacional, em La Traviata de Giuseppe Verdi, em Belgrado, na Sérvia (então Iugoslávia). Cantou nas maiores casas de óperas da Itália, nos Países Baixos, em Viena, Londres, Ancara, Budapeste, Barcelona e Rio de Janeiro. O jovem tenor tornou-se conhecido durante uma turnê australiana ao lado da renomada soprano Joan Sutherland em 1965. Estreou-se nos Estados Unidos em Miami, também a convite da soprano.

Foi o tenor lírico líder de sua geração entre os anos de 1966 e 1972, durante suas performances no Teatro alla Scala de Milão e em outras casas de ópera italianas.

No Metropolitan Opera House, ele cantou o papel de Tonio de La fille du régiment de Gaetano Donizetti e recebeu o título de “Rei dos Dós”, quando ele cantou a ária “Ah mes amis…pour mon âme”.

Ganhou fama mundial com seu brilhante e bonito tom, especialmente pelo alcance.

Foi considerado o melhor tenor em Aida de Verdi e La Bohème, Tosca e Madama Butterfly (Giacomo Puccini) da sua geração.

Tornou-se popular entre o público no Campeonato do Mundo de de Futebol em 1990 realizado na Itália, com performances da ária “Nessun Dorma”, da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, na apresentação dos Os Três Tenores, ao lado dos tenores e amigos Plácido Domingo e José Carreras.

https://www.youtube.com/watch?v=fXlBVSCVBdo

3761 a.C. – Primeiro dia do calendário judeu.

1522 – Chegou a San Lucar, Sul de Espanha, a única nau sobrevivente da viagem de circum–navegação de Fernão de Magalhães, iniciada em 1519.

 

1578 – D. Rodrigo de Meneses escreveu ao Cardeal-Rei ‘tereis cuidado e lembrança de mandares saber de Filippe Tercio, que é um engenheiro italiano, que ia no exército do rei meu sobrinho, que Deus tem, e o fareis resgatar logo, porque é homem útil, e que convém para o exercício da sua profissão’, Filippo Terzi, maçon, arquiteto e engenheiro, serviu em Portugal, onde delineou o Forte da Barra do Ave, o aqueduto que trazia água ao Convento das religiosas em Vila do Conde, os arcos das águas da cidade de Coimbra, e acompanhou El.Rei D. Sebastião à infausta expedição a África tendo aí sido feito prisioneiro.

1757 – Nasceu em Chavaniac, Auvergne, Marie Joseph Paule Yves Gilbert du Motier, Marquês de Lafayette, general francês, carbonário, estudou na Academia Militar de Versailles e com vinte anos partiu para a América onde se tornou herói da revolução americana e amigo pessoal de George Washington. Interessou–se pela introdução de reformas em França, onde perdera prestígio ao defender moderação face à monarquia, participou contra Napoleão em Waterloo, e em 1830 liderou a revolução da queda dos Bourbons, tendo–se recusado a ser presidente. Faleceu em 20/5/1834.

1766 – Nasceu em Eaglesfield, Cumberland, John Dalton, físico e químico inglês, lançou as bases da teoria atómica e definiu a lei das proporções múltiplas, formulou a lei de Daltonsegundo a qual a pressão exercida por uma mistura de gases ideais é igual à soma dos componentes dessa mistura e identificou o daltonismo, doença de que ele próprio padecia. Faleceu em 27/7/1844.

1826 – Decretado em Portugal o encerramento de todas as prisões subterrâneas.

1879 – Abriu em Londres na Lombard St. a primeira central telefónica da Grã–Bretanha.

1899 – Nasceu em Guimarães, Emídio Guerreiro, empresário e político, manteve intensa atividade na oposição ao regime saído do 28 de Maio de 1926, que o conduziu ao exílio em França e Argélia, em 1967, conjuntamente com outros exilados políticos fundaram, na clandestinidade, a L.U.A.R., depois do 25 de Abril, fez parte do núcleo de fundadores do P.P.D., tendo sido seu secretário-geral em 1975, ainda nesse ano abandonou o partido, em 24/3/1928Faleceu em 29/6/2005.

1913 – Fundada em Lisboa, a Associação dos Escuteiros de Portugal, membro da Associação Mundial de Escutismo, cuja primeiro corpo foi instalado em 9/4/1911.

1915 – A Inglaterra desenvolveu o primeiro protótipo do tanque de guerra.

1944 – Libertação da cidade de Bruxelas pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

1951 – Assinado o primeiro acordo entre Portugal e os E.U.A. de cedência da Base das Lajes, na Ilha Terceira, Açores.

1961 – Concedida a plena cidadania portuguesa a todos os habitantes, mesmo indígenas ou assimilados, de Angola, Moçambique e Guiné.

1965 – Um artigo do jornalista Michael Fellon usou a palavra hippie pela primeira vez.

1968 Afastado do governo, Salazar, por razões de incapacidade para o desempenho das funções.        

1968 – Independência da Suazilândia.         

1970 – Yasser Arafat foi nomeado chefe das forças armadas revolucionárias palestinianas.

1991 – A U.R.S.S. reconheceu a independência da EstóniaLetónia e Lituânia. 

1991 – A cidade de Leningrado volta a chamar–se de S. Petersburgo.

2007 – Morreu de cancro no pâncreas em Modena, Luciano Pavarotti.