Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


ACONTECEU A 8 DE SETEMBRO DO ANO …

Written by on Setembro 8, 2020

A 8 de Setembro de 1949 faleceu em Parten Kirchen, Richard Georg Strauss.

Compositor e maestro alemão considerado como um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e a primeira metade do século XX.

É conhecido sobretudo pelas Óperas, Der Rosenkavalier e Salomé; pelas quatro últimas canções, Vier letzte Lieder): pelos seus poemas sinfônicos, Till Eulenspiegels lustige Streiche, Also sprach Zarathustra, Morte e Transfiguração -Tod und Verklärung, Uma Sinfonia Alpina – Eine Alpensinfonie e grandes obras orquestrais, como Metamorphosen, geralmente interpretada como uma meditação sobre a bestialidade da guerra – diante da Alemanha devastada pela guerra, da destruição de Munique e de lugares muito caros ao compositor, como a Ópera da sua cidade, onde ele atuara como principal maestro, entre 1894 e 1896.

Ouça aqui um exerto de Morte e Transfiguração -Tod und Verklärung, interpretada pela Orquestra Sinfónica de Chicago, sobre a condução do maestro David Afkham.

780 – Início do reinado do Imperador Constantino VI, bizantino.

1264 – O Príncipe Boleslau, o Piedoso de Kalisz, assinou a Carta Patente – Estatuto de Kaliski – que regulamentou as liberdades dos judeus na Polónia e as obrigações dos cristãos.

1303 – O Papa Bonifácio VIII, megalómano, planeou a excomunhão do Rei Filipe IV o Belo, depois de com ele ter criado um conflito coma publicação da bula ‘Unam Sanctum’, pugnando pela obediência total ao Papa, como a via da salvação humana, detido e preso no seu Castelo em Anagni, por representantes do rei da França.

1423 – Os três burgos de Pamplona são unificados pelo privilégio da união dado pelo Rei Carlos III de Navarra.

1436 – O Papa Eugénio IV assinou a ‘bula Rex Regnum’, um dos documentos que incentivaram o tráfico de escravos.

1504 – Foi apresentada em Florença a estátua de David da autoria de Miguel Ângelo.

1636 – Fundada em Boston a Universidade de Harvard, a 1.ª instituição de ensino superior dos E.U.A.

1664  Rendição da colónia holandesa de Nova Amesterdão aos ingleses, que a nomearam de Nova Iorque.

1742 – Nasceu em Campo de Goicatazes, Rio de Janeiro, José Joaquim da Cunha Azeredo Coutinho, proprietário, licenciado em cânones por Coimbra, iniciou uma carreira eclesiástica, chegou a Bispo de Olinda e do Maranhão, governador de Pernambuco, Bispo de Elvas, Inquisidor Geral e presidente da Junta de Reforma das Ordens Religiosas, deputado às Cortes, conhecido pelas suas obras económicas, nelas forneceu alvitres fundamentados na sua experiência, não teve ilusões mercantilistas sobre a importância do ouro, nem preconceitos fisiocráticos sobre a importância da agricultura, antes defendeu o estímulo das atividades agrícolas, industriais, comerciais e da marinha, apenas reputando inadequadas para Portugal as indústrias de luxo, publicou, ‘Ensaio Económico sobre o Comércio de Portugal e suas Colónias’. Faleceu em 12/9/1821.

1760 – Capitulação da Nova França, hoje Ontário e Québeq, aos ingleses.

1763  Faleceu em Lisboa, Károly Mardell, Carlos Mardel, nascido em Pozsony, Hungria em 1695, veio para Portugal em 1732 ou 1733, de formação católica, coronel, engenheiro e arquiteto, construiu a Quinta do Marquês de Pombal, colaborou no plano de Lisboa após o terramoto de 1755. Concebeu as fontanários do Largo do Rato e da Esperança, o Palácio Pombal, em Oeiras, Casa da Mãe d’Água das Amoreiras, Convento de S. Domingos, etc., membro da Casa Real dos Pedreiros-Livres  da Lusitânia, que existiu em Lisboa entre 1733 e 1738.

1819 – Nasceu em Lisboa, António Maria de Fontes Pereira de Melo, general, político liberal, deputado, par–do–reino, chefe do governo três vezes, revelou dotes de estadista, inovação e organização, nas diversas áreas da governação, desenvolveu as redes viária e ferroviária, reformou a lei eleitoral, regulamento geral para o serviço dos corpos do exército, já na qualidade ministro da fazenda, e achando a solvência orçamental em rutura iminente, deliberou lançar a lei do imposto de consumo, prontamente combatida pela oposição histórico–progressista, a convulsão política degenerou em tumulto de rua, daí evoluindo para a revolta em 1868 da Janeirinha, provocou a queda do executivo, presidente do Supremo Tribunal Administrativo e do Crédito Predial Português. Faleceu em 22/1/1887.

1841 – Nasceu em Nelahozeves, Boémia, Anton Dvorak, compositor checo de sinfonias, música de câmara, sonatas e melodias para canto, destacando–se a ‘Sinfonia do Novo Mundo’. Faleceu em 1/5/1904.

1867 – Nasceu em Lagos, António Nogueira Mimoso Guerra, coronel, geodésico e cartógrafo, diretor do Instituto Geográfico e Cadastral, chefe do estado–maior do exército e vice-presidente da Soc. Geografia, chefe de gabinete do general Norton de Matos, governador geral de Angola e ministro da guerra. Faleceu em 11/1/1950.

1870 – Nasceu em Portalegre, Jorge Frederico Velez Caroço, coronel, governador civil de Portalegre e combatente contra o Estado Novo, deputado às Constituintes de 1911 por Portallegre, governador da Guiné, membro do M.U.D., presidente da comissão distrital da candidatura de Norton de Matos, Faleceu em 22/3/1966.

1881 – Constituída em Lisboa a Associação Republicana Dr. Teófilo Braga. 

1883  Concluída a primeira ligação ferroviária que atravessou os E.U.A., de costa a costa, pela Northern Pacific Railroad.

1909 – Realizou–se em Lisboa a primeira sessão do Congresso Operário Sindicalista e Cooperativista.

1918 – Iniciou–se a distribuição em Portugal de senhas de racionamento e as cartas de consumo, consequência da I Grande Guerra.

1925 – Nasceu em Southsea, Hampshire, Richard Henry Sellers, Peter Sellers, ator, comediante e cantor, célebre pelos filmes, ‘A Pantera Cor de Rosa’ e ‘Casino Royal’. Faleceu em 24/7/1980.

1936 – Revolta dos Marinheiros, ação de solidariedade para com os republicanos espanhóis, organizada pela Organização Revolucionária da Armada, ligada ao P.C.P., a revolta nos navios de guerra, Dão, Bartolomeu Dias e Afonso de Albuquerque, tentaram desviá–los para Espanha e colocá–los à disposição do governo republicano, Salazar ordenou a intervenção da aviação, morrendo dez marinheiros e sessenta foram deportados para o Tarrafal.

1941 – A Alemanha iniciou o cerco a Leninegrado, durou novecentos dias e causou um milhão de mortos.

1943 – O marechal Pietro Badoglio apresentou a rendição da Itália incondicional às tropas aliadas.

1944 – Concretizou–se a primeira viagem aérea direta, entre a Inglaterra e o Canadá.

1949 – Faleceu em Parten Kirchen, Richard Georg Strauss.

1951 – O Japão assinou com 48 países o Tratado de Paz.

1991 – Declarada a independência da Macedónia.