ACONTECEU NO DIA 4 DE SETEMBRO DO ANO…
Escrito por Paulo António Monteiro em Setembro 5, 2020
A 4 de Setembro do ano 1929 – O alemão Graf Zeppelin completou a viagem de volta ao mundo num dirigível.
Os zepelins fizeram os seus primeiros voos comerciais em 1910, pela Deutsche Luftschiffahrts-AG (DELAG), a primeira companhia aérea do mundo em serviço comercial, quatro anos após o início de suas operações, em meados de 1914, a DELAG já tinha transportado mais de 10 mil passageiros pagantes em mais de 1 500 voos. Após o enorme sucesso do projeto Zeppelin, a palavra Zeppelin passou a ser comumente utilizada para se referir a todos os dirigíveis rígidos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os militares alemães fizeram uso extensivo dos zepelins como bombardeiros e scouts. Com a derrota da Alemanha em 1918, o negócio de dirigíveis temporariamente desacelerou, pois embora a DELAG houvesse estabelecido um serviço diário regular entre Berlim, Munique e Friedrichshafen em 1919, os dirigíveis construídos para esse fim, tiveram que se sujeitar aos termos do Tratado de Versalhes, que proibiu a Alemanha de construir grandes aeronaves. Entretanto, uma exceção foi feita para a construção de um dirigível para a marinha americana, o que acabou por salvar a companhia da extinção
Em 1926 as restrições sobre a construção de dirigíveis foram levantadas e com a ajuda de doações do trabalho público foi iniciada a construção do LZ 127 Graf Zeppelin. Isso reviveu a companhia , e durante a década de 1930 os dirigíveis Graf Zeppelin e o ainda maior LZ 129 Hindenburg operaram voos transatlânticos regulares da Alemanha para a América do Norte e para o Brasil.
O pináculo art déco do Empire State Building foi originalmente projetado para servir como um mastro de amarração para Zeppelins e outros dirigíveis, porém verificou-se que os fortes ventos tornariam isso impossível, e o plano foi abandonado. O desastre de Hindenburg em Lakehurst, New Jersey, no ano de 1937, juntamente questões políticas e econômicas, acelerou a extinção dos dirigíveis.
Veja imagens dessa histórica viagem:
476 – Abdicação do Imperador Rómulo Augusto, o último do império romano do ocidente delimitando o início da Idade Média.
1479 – Assinado o Tratado de Alcáçovas, entre o Rei D. João II de Portugal e os Reis Católicos de Espanha, pondo fim à guerra da sucessão de Castela.
1609 – Chegada de Henry Hudson, a Ilha de Manhattan, hoje centro de Nova Iorque.
1781 – Fundada a cidade de Los Angeles, então El Pueblo de la Reina de Los Angeles de Porciúncula, pelo governador da Califórnia, o espanhol Felipe de Neve.
1802 – Assinado o decreto da Fundação do Arquivo Militar, pelo Rei D. João VI, que hoje constitui importante fonte de informação histórica.
1850 – Aprovada no Brasil a lei que aboliu o tráfico de escravos, apresentada por Eusébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara, então ministro da justiça.
1865 – Início do governo de Joaquim António de Aguiar.
1866 – Nasceu em Pleasantville, Nova Jersey, Simon Lake, engenheiro mecânico e inventor do periscópio, fundador de Atlantic City, a cidade casino de Nova Iorque, e a Ocean City, em New Jersey, inspirado em Jules Verne, desenvolveu e construiu em 1898 o primeiro submarino, o Argonauta, considerado uma autoridade mundial, com mais de duzentas patentes. Faleceu em 23/6/1945.
1871 – Foi proclamada a república francesa.
1882 – Thomas Edison acende pela primeira vez, na central de eletricidade a iluminação elétrica comercial.
1886 – Terminou a guerra entre os E.U.A. e as tribos índias, com a captura do chefe apache Jerónimo, que faleceu em 1909 no forte Still, em Oklahoma.
1887 – Morreu de angina de peito em Lisboa, António Augusto de Aguiar, o Cardeal Patriarca de Lisboa proibiu exéquias fúnebres católicas a pedido da Sociedade Geografia.
1888 – George Eastman registou a marca Kodak e recebeu a patente por sua câmara fotográfica com uso de rolo de filme.
1893 – Nasceu em Lisboa, José Manuel Sarmento de Beires, coronel piloto aviador e escritor, em 1920 tentou sem sucesso a ligação aérea Lisboa–Madeira, partindo de Vila Nova de Milfontes, concretizou o primeiro voo noturno e em 1924 o primeiro voo Lisboa–Macau, sempre em companhia do aviador Brito Pais, republicano, democrata e opositor do Estado Novo, preso a seguir ao 28 de Maio, exilou–se na China e no Brasil, reintegrado como coronel em 1972, integrou a direção da Seara Nova e escreveu, ‘De Portugal a Macau’ e ‘Asas que Naufragam’. Faleceu em 8/6/1974.
1906 – Nasceu em Almeida, Teófilo Carvalho dos Santos, advogado em Alenquer e político republicano, opositor ao Estado Novo, esteve preso por razões políticas, combatente antifascista participou praticamente em todos os movimentos e ações políticas contra o regime reacionário, fundador do Partido Socialista, presidente da Assembleia da República em 1978/80. Faleceu em 24/3/1986.
1908 – Nasceu em Coimbra, Fernando de Oliveira Abranches Ferrão, advogado e defensor nos tribunais plenários de oposicionistas ao Estado Novo, resistente republicano e socialista, presidente honorário da Federação Internacional de Juristas e de Advogados. Participou em quase todos os movimentos e organizações de combate ao Estado Novo, membro ativo das candidaturas de Norton de Matos e de Humberto Delgado, revelou sempre coragem, o que o levou à prisão por várias vezes, foi defensor de antifascistas nos plenários salazarentos. Faleceu em 5/5/1985.
1909 – O Grand Convent do Grande Oriente de França reunido decidiu a admissão de mulheres no seu seio e a existência futura de lojas mistas, após uma demanda suscitada pelo Conselho da Ordem na justiça maçónica por uma loja ter iniciado seis irmãs e o tribunal decidiu dar razão à loja.
1911 – Início do governo de João Pinheiro Chagas o primeiro governo constitucional da república.
1923 – Faleceu em Lisboa, José Barbosa, nascido em 1869 na Ilha do Fogo, Cabo Verde, jornalista, político republicano, um dos mais relevantes operacionais do 5 de Outubro, deputado à Constituinte por Lisboa Ocidental e ministro, emigrado em Espanha, França e Brasil regressa em 1908 para o diretório do Partido Republicano.
1929 – O alemão Graf Zeppelin completou a viagem de volta ao mundo num dirigível.
1947 – Burkina Faso foi recriado com nome de Alto Volta.
1955 – O Sporting Clube de Portugal disputou com o Partizan de Belgrado o primeiro jogo da Taça dos Clubes Campeões Europeus em Oeiras, nos arredores de Lisboa, o jogo terminou com um empate 3–3, com golos de João Martins, aos 14 e aos 78 minutos, e por e Quim aos 65, a prova foi conquistada pelo Real Madrid.
1965 – Faleceu em Lambaréne, Gabão, Albert Schweitzer, maçon alemão, o seu coração encontra-se sepultado no Albert Schweitzer Hospital.
1970 – Foi eleito presidente do Chile Salvador Allende, pela Unidade Popular por estreita margem, por não ter obtido a maioria dos votos, precisou de confirmado pelo congresso, conforme a lei então vigente.
1998 – Foi criado o motor de pesquisas Google.