Vive La France! Venceu a Democracia
Escrito por Paulo António Monteiro em Abril 25, 2022
“Uma vitória da democracia e contra a xenofobia” afirma Marcelo Rebelo de Sousa.
Paris, 25 de Abril 2022 – O Presidente da Republica mais jovem da história francesa renova o mandato com cerca de 58% dos votos. Com Marine Le Pen, na segunda volta, a extrema-direita atinge um valor histórico em eleições presidenciais com 41,45% dos votos.
Macron bateu pela primeira vez Marine Le Pen a 7 de Maio de 2017. Cinco anos depois, repete a vitória, mas com uma diferença menor. Nesse ano, o Presidente francês conquistou 66,10% do total de votos.
Marcelo Ribeiro de Sousa, afirmou hoje, acerca da vitória de Emanuel Macron, “foi um resultado que nos enche de esperança no futuro, uma vitória da democracia e contra a xenofobia”.
Ciente que muitos dos que lhe deram o voto não são propriamente seus apoiantes Emanuel Macron, declarou após ser conhecida a sua vitória:
“Sei que muitos dos nossos compatriotas votaram em mim hoje não para apoiar as ideias que tenho, mas para bloquear a extrema-direita. Quero dizer aqui que estou ciente de que esse voto me responsabiliza nos próximos anos”. Prometeu ainda ser “o guardião do vosso sentido de dever, do vosso apego à República e do respeito pelas diferenças que se manifestaram nas últimas semanas”.