Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


RAFAEL CORREIA UMA VOZ QUE SE CALA MAS QUE FICA PARA SEMPRE NA NOSSA MEMÓRIA

Escrito por em Março 6, 2020

O Jornalista Rafael Correia

Morreu Rafael Correia, o jornalista algarvio autor do programa de rádio da Antena 1, “Lugar ao Sul”, morreu esta sexta-feira, 6 de Março, aos 82 anos, em Faro, vítima de doença prolongada. As cerimónias fúnebres decorrem este domingo, 8 de Março, na Igreja de São Luís, em Faro.

Reformado desde 2008, Rafael Correia, realizou durante longas décadas, o programa “Lugar ao Sul”, um programa baseado na recolha e divulgação da cultura popular, em especial do  Algarve e Alentejo. Deu a conhecer, músicas, gentes e tradições caracterizando a  identidade de um território muitas vezes esquecido.

Rafael Correia percorreu durante décadas o país na busca constante de pessoas, vozes, histórias, canções, usos costumes e ofícios. A maior parte das vezes tendo por companhia apenas o equipamento de som. Segundo os colegas passava horas fechado, sozinho no estúdio, a montar o programa.

O jornalista Adelino Gomes, afirmou por diversas vezes que “Lugar ao Sul, foi o mais belo programa da rádio jamais feito sobre a terra, as gentes, os costumes e a cultura do Sul do continente português”.

O “Lugar ao Sul”, terminou a sua emissão há cerca de 10 anos. Mas, continua na memória de muitos ouvintes, o provedor do ouvinte, João Paulo Guerra, declarou na Antena 1 que: “ainda hoje há ouvintes a escreverem para o provedor do ouvinte, a perguntar quando regressa o “Lugar ao Sul” e o Rafael Correia»

As cerimónias fúnebres decorrem este domingo, 8 de Março, na Igreja de São Luís, em Faro. a toda a família e amigos a Rádio Cruzeiro, envia os mais sentidos pêsames.