Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


Prémio Carolina Beatriz Ângelo Amanhã no Multiusos

Escrito por em Março 7, 2022

Prémio Municipal Beatriz Ângelo

8 de Março | 18h | Pavilhão Multiusos de Odivelas

 

Odivelas 6 Março 2022 – No dia 8 de Março, às 18h00, o Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas recebe a cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo, um galardão atribuído anualmente pelo município a Mulheres ou Instituições com ação a nível local ou nacional, que se destaquem nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.

A edição deste ano conta com um momento cultural de celebração ao tema musical «I am Woman», de Helen Reddy, naquele que foi um manifesto feminista da década de 70 do século XX. Haverá ainda lugar a uma peça de teatro-debate levada à cena pelos alunos da Escola Secundária Braamcamp Freire, da Pontinha.

Carolina Beatriz Ângelo foi uma sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do século XX. Destacou-se, entre outros factos, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso país.

Recebem o Prémio Municipal Beatriz Ângelo em 2022:

Filomena Figueiredo

É Coordenadora do Centro de Vacinação COVID-19 de Odivelas desde a sua abertura, a 13 de fevereiro de 2021.

Tem tido um percurso académico e profissional invejável, pelas conquistas que tem vindo a somar ao longo da sua vida.

Exerce, também, as funções de adjunta da Presidente da Direção de Enfermagem do ACES Loures-Odivelas, e pertence à Comissão Executiva Permanente da Direção de Enfermagem e ao Conselho Coordenador de Avaliação de Enfermagem do ACES Loures-Odivelas.

Leonor Beleza

Durante a sua atividade profissional, exerceu diversos cargos públicos e privados de destaque, designadamente Secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Secretária de Estado da Segurança Social e Ministra da Saúde.

É Presidente da Fundação Champalimaud, uma instituição destinada à pesquisa científica na área da medicina, desde a sua criação, em 2004.

É detentora de um percurso profissional e pessoal notável, também pelo pioneirismo da sua participação e ação no meio político e académico, quando estes eram ainda domínios exclusivos de representatividade masculina, dominados por preconceitos de género.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *