Morreu Edmundo Silva, Viola Baixo dos Sheiks
Escrito por Paulo António Monteiro em Novembro 21, 2021
Morreu Edmundo Silva, guitarrista dos Sheiks, a primeira banda rock portuguesa
Lisboa 21 Novembro 2021 – O viola baixo dos Sheiks, começou a tocar aos 22 anos numa guitarra que ele próprio construi, faleceu a poucos dias de completar 82 anos,
Edmundo Manuel de Brito Silva nasceu em Aljustrel em 1939 e “começou a tocar guitarra aos 22 anos, em 1961, numa viola desenhada e construída por ele próprio”, pode ler-se no blogue Guedelhudos, onde Pinheiro de Almeida escreve sobre o músico que era formado em engenharia.
Fez parte do “conjunto Nova Onda, com Luís Waddington, guitarra-solo, Manuel Lucena bateria e Francisco Deslandes, guitarra-ritmo, que tiveram grande sucesso no concurso televisivo “A Visita da Cornélia”.
Em 1965, Edmundo Silva junta-se aos Sheiks, banda de enorme popularidade do yé-yé português. Com Luís Waddington, tocou no primeiro e raro LP de Fausto, “Fausto”.
Após o yé-yé, Edmundo Silva fez uma incursão no fado, onde tocou com Pedro Caldeira Cabral, Fernando Alvim, António Luís Gomes, entre outros, em 1977 participou no Festival RTP da Canção com os Amigos, com o tema “Portugal no Coração”.
O funeral realiza-se na próxima segunda-feira em Azeitão