ESTE DOMINGO A HORA MUDA
Escrito por Paulo António Monteiro em Outubro 26, 2021
Não se esqueça de acertar o relógio a hora muda para o horário de Inverno
26 Outubro 2021 – Em Portugal Continental e Madeira, os relógios atrasam 60 minutos à uma da manhã deste domingo e nos os Açores, a hora muda às duas da manhã.
Duas vezes por ano, acertamos o relógio para ajustar o nosso dia com a mudança de estação. A 31 de Outubro, vamos transitar para o horário de inverno.
O Sol se vai pôr-se mais cedo e os dias ficarão mais curtos. a tradição dura há mais de 100 anos e teve início na Primeira Guerra Mundial com o propósito de poupar eletricidade. Duas vezes por ano, atrasamos o relógio uma hora no final do mês de Outubro, para entrar no horário de inverno e em Março, adiantá-lo uma hora para iniciar o horário de Verão.
Nos últimos anos, esta alteração tem sido objeto de análise e debate. Mas, no passado mês de Abril, a Comissão Europeia, revelou que as mudanças horárias vão manter-se, pelo menos, até 2026.
Já em 2018, o primeiro-ministro António Costa, tinha anunciado que as alterações sazonais de horário se mantinham por recomendação do Observatório Astronómico de Lisboa.