MILHARES DE UTENTES SEM SERVIÇO DE METRO ESTA MANHÃ
Escrito por Paulo António Monteiro em Outubro 26, 2021
O Metro de Lisboa retomou a normalidade cerca das 10h desta terça-feira, depois de uma greve parcial de trabalhadores entre as 5h e as 9h30.
Lisboa 26 Outubro 2021 – Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-avisos de greve para os próximos dia 26 e 28 de Outubro pelo que o Metro iniciará o serviço de transporte, nesses dias, a partir das 10:15 horas.
O Metro de Lisboa retomou a normalidade cerca das 10h desta terça-feira, depois de uma greve parcial de trabalhadores entre as 5h e as 9h30, disse à agência Lusa fonte da empresa.
Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), declarou à agencia Lusa que, “a adesão à greve era elevada, encontrando-se as estações encerradas”. A sindicalista acrescentou: “até esta hora [6h45], os trabalhadores que deviam ter entrado ao serviço não entraram. Não temos maquinistas, nem posto de comando central, o que significa que todas as estações estão fechadas. Não há circulação de comboios”.
Os trabalhadores do Metro de Lisboa estão em protesto contra o congelamento salarial, exigindo o preenchimento imediato do quadro operacional e a retoma das progressões na carreira.
A greve ocorreu entre as 5h e as 9h30, para a generalidade dos trabalhadores, e das 9h30 às 12h30 para o sector administrativo e técnico. A paralisação repete-se na quinta-feira. Está ainda previsto mais um dia de greve parcial no dia 2 de Novembro, e uma greve de 24 horas no dia 4 de Novembro.
O Metropolitano de Lisboa normalmente efetua o transporte de passageiros das 6h30 às 1h todos os dias.