Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


EFEMÉRIDES: 4 DE OUTUBRO – EM 1910 A REPÚBLICA CHEGAVA A LOURES

Written by on Outubro 4, 2017

EFEMÉRIDES

4 de outubro

Dia Mundial do Animal e Dia do Médico Veterinário.

1582 – Morreu Teresa de Jesus, Santa Teresa de Ávila. Foi uma freira carmelita, do século XVI, importante pelas suas obras sobre a vida contemplativa através da oração mental e pela sua atuação durante a Contra Reforma. . Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz. Quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada pelo papa Gregório XV e em 1970, Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja. Depois de sua morte, o culto a Santa Teresa espalhou-se pela Espanha durante a década de 1620 principalmente durante o debate nacional pela escolha de um padroeiro, juntamente com Santiago Matamoros.

1907 – Morreu o compositor Alfredo Keil, que foi o autor da música de “A Portuguesa”, o Hino Nacional.

1910 – Começou o levantamento republicano em Lisboa. A desorganização do movimento acabaria por levar o almirante Cândido dos Reis ao suicídio, convencido de que a operação estaria votada ao fracasso. Machado dos Santos assumiu então o comando da força revolucionária e acabou por vencer as tropas monárquicas comandadas por Paiva Couceiro e entrou para a História com o título de Herói da Rotunda. A Norte de Lisboa e quando se ouviram, ainda de madrugada, na Calçada de Carriche, o troar dos canhões, para os republicanos era a certeza do derrube da monarquia. No Centro Escolar Republicano, que ficava no Largo do Cafariz, atual Largo 4 de outubro reuniram-se o farmacêutico Augusto Moreira Feio, o padeiro Manuel Marques Raso, o operário Jacinto Duarte, o escrivão José Joaquim Veiga, o comerciante Joaquim Augusto Dias, o ourives António Rodrigues Ascenso, o regedor José Paulo Oliveira e José Ferreira Cleto, que juntamente com muitos outros cidadãos esperaram o desenrolar dos acontecimentos. Às 15 horas, os oito homens nomeados  para constituir a Junta Revolucionária dirigiram-se aos Paços do Concelho, ocuparam o edifício e hastearam, pela mão de Joaquim Augusto Dias a bandeira com as cores republicanas e declararam pela voz de Augusto Moreira Feio, a implantação da República em Loures.

1959 – Foi inaugurada a Base Aérea de Monte Real.

1965 – Foi publicado o “Manifesto dos 101 Católicos” contra a política colonial da ditadura, assinado por Sophia de Mello Breyner Andresen, Francisco Sousa Tavares, Nuno Bragança e Bénard da Costa, entre outros.

1970 – Morreu a cantora norte-americana Janis Joplin, com apenas 27 anos.

1976 – Foi criada a Ordem da Liberdade da República Portuguesa.

1996 – Morreu Teresa Santa Clara Gomes, aos 60 anos. Foi secretária de Estado da Cultura e secretária de Estado adjunta de Maria de Lourdes Pintassilgo, no V Governo Constitucional.

– O cineasta português Manoel de Oliveira recebeu o Prémio dos Estudos Fílmicos da Universidade de Coimbra.

2003 – Uma falha geológica provocou o desabamento de terras nas obras da Estação do Marquês de Pombal do Metro do Porto.

– Portugal venceu o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

2006 – O médico Albino Aroso, impulsionador do planeamento familiar em Portugal e dos cuidados materno-infantis, venceu o primeiro Prémio Nacional de Saúde.

2008 – A antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros Mariana Dulce Diniz de Sousa ganhou o Prémio Nacional de Saúde 2008, pelos “contributos inequívocos prestados no decurso do seu desempenho profissional”.

A seleção portuguesa de hóquei em patins de sub-20 sagra-se campeã europeia da categoria, ao vencer a Espanha por 2-1, em prova que decorreu na localidade alemã de Hamm

2009 – Morreu, com 74 anos,  Mercedes Sosa, “La Negra”, cantora argentina, a célebre voz da América Latina.

2010 – O advogado e escritor Henrique de Senna Fernandes, autor de “A Trança Feiticeira” e “Amor e Dedinhos de Pé” morreu em Macau, aos 86 anos.

2014 – Morreu o ator Rodrigo Menezes, aos 40 anos.

2015 – Cheias repentinas e violentas em Cannes provocaram 13 mortos.

2016 – Milhares de mulheres, vestidas de negro, saíram à rua na Polónia para contestar a proibição da interrupção voluntária da gravidez.

============

Este é o ducentésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 88 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.

Tagged as