Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 5 DE OUTUBRO – DIA DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Written by on Outubro 5, 2017

EFEMÉRIDES

5 de outubro

Feriado Nacional, Dia da Implantação da República, Dia Mundial dos Professores.

1143 – O Tratado de Zamora estabeleceu a independência do Reino de Portugal. Foi assinado por Afonso Henriques, Afonso VI de Castela e um representante do Papa. A soberania portuguesa foi reconhecida por Afonso VII e veio a ser confirmada pelo Papa Alexandre III apenas em 1179, mas o título de rei que D. Afonso Henriques usava desde 1140, foi confirmado em Zamora, comprometendo-se então o monarca português, ante o cardeal, a considerar-se vassalo da Santa Sé, obrigando-se, por si e pelos seus descendentes, ao pagamento de um censo anual. A data é considerada como sendo a data da fundação de Portugal.

1582 – Entrou em vigor o Calendário Gregoriano estabelecido pela Bula de Gregório XIII. O calendário avançou dez dias.

1910 – A República Portuguesa foi proclamada da varanda da Câmara de Lisboa, por José Relvas. Na véspera já tinha sido hasteada a bandeira republicana em Loures,.A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder, o Partido Progressista e o Partido Regenerador, a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade, tudo contribuiu para um  processo de erosão da monarquia portuguesa do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito. Por contraponto, o partido republicano apresentava-se como o único que tinha um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal na senda do progresso.

1911 – Ocorreu a primeira tentativa de levantamento monárquico no Norte, sob o comando de Paiva Couceiro.

1962 – Os Beatles editaram o primeiro disco, “Love me do”.

1983 – Foi inaugurado o monumento de homenagem a Bernardino Machado, que foi duas vezes presidente na I República.

1984 – Em Coimbra foi inaugurado o monumento a António José de Almeida, antigo presidente da República, fundador do Partido Evolucionista e do jornal República.

1987 – A Rádio Alfa vai para o ar pela primeira vez a partir de Paris.

1988 – Decorreu no Porto a homenagem a Afonso Costa, político que foi determinante no sucesso da I República e estabeleceu o Estado laico, em Portugal.

– O povo do Chile recusou, em referendo, a permanência no poder do ditador Augusto Pinochet.

1989.- O Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Dalai Lama, líder espiritual do Tibete no exílio.

2004 – Carlos Carvalhas anunciou o abandono da liderança do PCP, no próximo congresso do partido.

2005 – Na sua última comunicação ao País enquanto Presidente da República, Jorge Sampaio saiu em defesa dos princípios do regime, atacando corrupção, situações injustificadas de riqueza e subversão dos pilares da Justiça.

2009 – Morreu aos 77 anos, no centenário da República, o general Hugo dos Santos, militar de Abril e antigo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e da AG da Associação de Basquetebol de Lisboa.

2012 — Morreu Margarida Marante, jornalista, vítima de ataque cardíaco. Tinha 53 anos.

2015 – Extremistas do Estado Islâmico fizeram explodir o célebre Arco do Triunfo na cidade síria de Palmira.

2016 – Foram descobertas na cave de uma casa histórica em Elizabeth, nos EUA mais de cento e trinta garrafas de vinho da Madeira com mais de 200 anos.

=============.

Este é o ducentésimo septuagésimo oitavo dia do ano. Faltam 87 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Eduquemos cidadãos, não príncipes”. Bernardino Machado (1851-1944), político português, presidente da República.

Tagged as