EFEMÉRIDES: 30 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
Escrito por ARCO em Abril 30, 2018
EFEMÉRIDES
30 de abril
Dia Internacional do Jazz, Dia do Associativismo.
1789 – George Washington foi investido primeiro presidente dos EUA.
1838 – A Nicarágua tornou-se independente, dissolvendo-se a Federação das Províncias Unidas da América Central.
1901 – O médico português Miguel Bombarda criou a Junta Liberal Republicana.
1919 — Morreu o arquiteto Miguel Ventura Terra. Foi o autor da remodelação do Palácio de São Bento, da Igreja dos Anjos e de vários projetos distinguidos com o Prémio Valmor.
1939 – O governo alemão nazi determinou a nulidade de todos os contratos de arrendamento ou de propriedade habitacional dos judeus alemães e procede ao seu realojamento em “campos de trabalho”.
1949 – Nasceu em Lisboa, António Guterres. Foi primeiro-ministro de Portugal, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados e desempenha atualmente as funções de secretário-geral da ONU.
1945 – Adolf Hitler suicidou-se, em Berlim.
1953 – Morreu o maestro Raul Ferrão. Chegou a frequentar o Colégio Militar. Atingiu o posto de tenente-coronel do Exército e foi professor na Academia Militar. A música um hobby. Escreveu música para centenas de peças de teatro e revistas e para alguns dos mais aclamados filmes portugueses. Foi o autor do maior êxito mundial da música portuguesa: “Coimbra”, também conhecida como “Avril au Portugal” e “April in Portugal”, mas também de “Cochicho”, “Camélias”, “Velha Tendinha”, “Rosa Enjeitada”, e “Ribatejo”. Escreveu música para operetas como “A Invasão” e “Ribatejo”. Foi feito Comendador da Ordem do Mérito Industrial, e Comendador da Ordem Militar de Avis. Recebeu, juntamente com José Galhardo e Mirita Casimiro, o “Prémio Filipe Duarte ” edição de 1945/1946 do SNI, que era atribuído a autores da letra e da música e artista intérprete do melhor número de canto de opereta, por “Menina Lisboa” incluída no espectáculo A Invasão e no ano seguinte recebeu, juntamente com Fernanda Baptista, o “Prémio Del Negro”.
1974 – O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, chegou ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, depois de 14 anos de exílio, no Leste Europeu.
1984 – O ciclista Joaquim Agostinho caiu no final da quinta etapa da Volta ao Algarve. Acabaria por falecer dias depois, após uma longa transferência para Lisboa face à ausência de meios hospitalares no Algarve.
2003 – A empresa alemã de calçado Schuh-Union fechou a unidade fabril de Ponte de Lima. E enviou 180 trabalhadores para o desemprego.
2004 – Morreu Etelvina Lopes de Almeida, 88 anos, antiga jornalista e ex-deputada socialista à Assembleia Constituinte, presidente da Fundação Sarah Beirão.
2005 – Abriu a iniciativa Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.
2006 – A 3ª edição do IndieLisboa — Festival Internacional de Cinema Independente, distinguiu o filme “Play”, da realizadora chilena Alicia Scherson.
2007 – Foi inaugurado o primeiro troço do Metro Sul do Tejo, ligando Corroios, no Seixal, à Cova da Piedade, em Almada.
– O Prémio da Latinidade 2007 foi atribuído ao historiador português José Mattoso.
– O bailarino Telmo Moreira conquistou o prémio de Melhor Bailarino europeu, no escalão sénior, no concurso Youth American Grand Prix, realizado em Nova Iorque.
– Morre Zola Taylor, aos 69 anos, cantora norte-americana, da banda de rock Platters.
2008 – O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, saiu do governo para chefiar a representação de Portugal na União Europeia, numa movimentação diplomática que designou também Manuel Maria Carrilho para a UNESCO.
2012 – Uma fábrica de engarrafamento da Coca-Cola no norte da China foi encerrada temporariamente por se ter detetado a presença de cloro na bebida,
2015 – Na véspera do Dia do Trabalhador, o sociólogo Boaventura Sousa Santos acusou alguns patrões de usarem a crise como desculpa para encerrar empresas para depois as reabrir, pagando aos antigos empregados salários mais baixos e menos regalias.
2016 – A Comissão de Trabalhadores da RTP pediu, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. O programa Voz do Cidadão esteve origem da reação dos funcionários do canal estatal. No programa surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura dos atentados de Bruxelas e à ausência em antena de António Esteves Martins, correspondente do canal na cidade belga, sem que, em algum momento do programa tenha sido dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.
2017 – Soube-se de mais um caso de um jovem português que foi vítima do jogo “Baleia Azul”. Como resposta a este jogo suicida, foi criado o “Baleia Rosa” para promover uma “corrente do bem”.
===============.
Este é o centésimo vigésimo dia do ano. Faltam 245 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Deus é existirmos e isto não ser tudo”. Fernando Pessoa/Bernardo Soares (1888-1935), poeta português.