JORNALISTA JOANA RITA MARQUES DOS REIS DOUTORADA EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
Escrito por Paulo António Monteiro em Abril 30, 2018
Joana Rita Marques dos Reis , jornalista, conclui com brilho, esta manhã as provas de Doutoramento em Ciências da Comunicação com a nota de 18 valores, Magna Cum Laude (com Grandes Honras corresponde aos alunos graduados com um nível académico não menor de dezoito valores).
A jornalista, defendeu a tese intitulada ” O Modelo de Comunicação Política da Campanha Eleitoral de Humberto Delgado em 1958, uma Campanha Americanizada”.
O objeto de estudo de Joana trata daquela que é considerada uma das maiores ameaças ao regime de Salazar, a campanha do General Humberto Delgado quando, em 1958, concorre ás eleições para Presidente da Republica.
A doutoranda analisou a estratégia de comunicação seguida pelo General, que segundo defende se baseou nas campanhas eleitorais norte americanas.
A hoje Doutora em Ciências salientou que apesar do simulacro eleitoral organizado pelo poder, a campanha serviu para agitar consciências e mobilizar forças para a oposição e abalar os pilares do regime, a policia política, a instituição militar e a censura.
O júri foi compostos pelos Professores Doutores; Nelson Ribeiro (presidente), Isabel Ferin, Paula Espírito Santo, Estrela Serrano, Rogério Santos e Rita Figueiras (orientadora da tese).