Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 25 DE NOVEMBRO: EM 1975 TERMINAVA O PREC

Written by on Novembro 25, 2017

EFEMÉRIDES

25 de novembro

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres.

1510 – Afonso de Albuquerque conquistou Goa, uma importante cidade indiana integrada nas principais rotas comerciais do oriente, que se transformou na capital do Império Português da India.

1845 – Nasceu, na Póvoa de Varzim, o escritor e diplomata português José Maria Eça de Queiroz, autor de “Os Maias” e “A Ilustre Casa de Ramires”. Estudou direito na Universidade de Coimbra, ingressou na Administração Pública, ao ser  nomeado administrador do concelho de Leiria e foi enquanto permaneceu nesta cidade, que Eça de Queiroz escreveu a sua primeira novela realista, O Crime do Padre Amaro. Entrou para a carreira diplomática, com a nomeação como cônsul de Portugal em Havana, mas os  anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados em Inglaterra, entre 1874 e 1878, durante os quais exerceu o cargo em Newcastle e Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Manteve a sua actividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra» e mais tarde, seria nomeado cônsul em Paris. O seu último livro foi A Ilustre Casa de Ramires, sobre um fidalgo do século XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza de sua linhagem. Morreu em 1900 na sua casa de Neuilly-sur-Seine, perto de Paris. Teve funeral de Estado e foi sepultado em Cemitério dos Prazeres de Lisboa, mas mais tarde foi transladado para o cemitério de Santa Cruz do Douro em Baião. Os seus livros estão traduzidos em mais de vinte línguas.

1920 – Data da “Tomada da Bastilha”, em Coimbra, uma operação de assalto e ocupação do Clube dos Lentes, para ali ser instalada a futura Associação Académica, uma data que já foi feriado académico Quando a velha cabra marcava 6 horas e 45 minutos da manhã, um grupo de 40 estudantes determinaram que se havia de “trazer para a rua a Academia”. A Alta era abalada por um estrondo, o sinal de partida para a conquista do primeiro espaço da Associação Académica de Coimbra. Tratava-se do antigo colégio de São Paulo Eremita de onde foram expulsos os ocupantes do Clube dos Lentes, enquanto uma capa negra era hasteada no mastro da torre. Nos dias de hoje para comemorar a data, os estudantes organizam um cortejo de archotes desde a Porta Férrea da Universidade de Coimbra, passando pela alta até à entrada da Associação Académica.

1975 – Um dispositivo militar, com base no Regimento de Comandos, opôs-se a uma tentativa de sublevação de unidades militares de esquerda. Portugal virou, em definitivo para um regime semi-presidencialista e economicamente baseado na economia de mercado. Terminava assim o período conhecido por Verão Quente e afastou-se em definitivo a possibilidade de se evoluir para uma guerra cívil, tantas vezes anunciada. Foi decretado o estado de sítio em Lisboa.

1986 – Portugal foi eleito para a comissão executiva do Comité Intergovernamental para as Migrações.

– O Estatuto de Évora Património Mundial foi oficialmente reconhecido pela UNESCO

1993 – O pintor  Júlio Pomar recebeu o Prémio Montaigne da Fundação FVS Hamburgo.

1997 – O Tribunal Constitucional chumbou a Lei das Regiões.

2001 – Morreu João Tito de Morais, 62 anos, militante socialista e antigo administrador da agência portuguesa de notícias ANOP.

2002 – O Provedor da Casa Pia de Lisboa foi demitido, após a revelação da prática continuada de abuso sexual de menores ao cuidado da instituição.

2004 – O Governo de Pedro Santana Lopes aprovou a transferência dos fundos da CGD, Nav, Ana e INCM para a Caixa Geral de Pensões, para controlo do défice orçamental de 2004.

2006 – A judoca Telma Monteiro, à atura líder do ranking mundial de -52 kg sagrou-se campeã europeia de judo sub-23.

2009 – Morreu Ailton, em São Paulo, com 60 anos. Foi jogador do Boavista, Porto e Sporting, na década de 70.

2014 – O Orçamento do Estado para 2015 foi aprovado em votação final global pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra de todas as bancadas da oposição e dos quatro deputados do PSD eleitos pela Madeira.

2016 – A justiça brasileira decidiu que Duarte Lima deveria ser julgado em Portugal, no âmbito do caso do homicídio de Rosalina Ribeiro e, por isso, procedeu à transferência do processo para Portugal.

– Morreu Fidel Castro, aos 90 anos, em Havana. Foi político e revolucionário cubano e governou a República de Cuba como primeiro-ministro entre 1959 a 1976, depois como presidente entre 1976 a 2008. Politicamente, era um nacionalista e marxista-leninista. Também serviu como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba de 1961 até 2011. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista unipartidário, com a indústria e os negócios a serem nacionalizados.

================.

Este é o tricentésimo vigésimo nono dia do ano. Faltam 36 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O ícone do nosso tempo é a preservação da árvore da predileção de Goethe, no limiar de um campo de concentração nazi”. George Steiner (1923), filósofo, sobre “a dinâmica da demência”.

Tagged as