Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 24 DE NOVEMBRO – HÁ 7 ANOS E 22 DEPOIS, CGTP E UGT ESTIVERAM DE NOVO JUNTAS EM GREVE GERAL

Escrito por em Novembro 24, 2017

EFEMÉRIDES

24 de novembro

Dia Nacional da Cultura Científica.

Feriado Municipal no Entroncamento e Sines.

1632 – Nasceu, em Amesterdão, o filósofo Bento Espinosa, judeu de origem portuguesa.    foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. É considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.

1645 – Em Portugal, foram criados os Terços Auxiliares ou Regimentos de Milícias.

1807 – Durante as primeiras invasões francesas, Abrantes foi conquistada pelas forças de Junot.

1973 – O Movimento dos Capitães reuniu na Parede. Às reivindicações militares juntaram-se, pela primeira vez, dois novos objetivos: o derrube do regime e a realização de eleições livres.

1975 – Foi fundada a Confederação dos Agricultores de Portugal.

1976 – Portugal passou a integrar o conjunto de estados membros do Conselho da Europa.

1988 – O investigador submarino Jacques Costeau, 78 anos, foi eleito para a Academia Francesa.

1991 – Morreu Freddie Mercury,  o vocalista da banda Queen, Tinha 45 anos.

2002 – Morreu, em Lisboa, João Rosado Correia, arquiteto, antigo ministro do Equipamento Social e grão-mestre do Grande Oriente Lusitano.

2003 – “Fleurette”, do realizador  Sérgio Tréfaut, venceu o Grande Prémio do Festival Les Écrans Documentaires.

2005 – Foi aprovado o Plano Tecnológico, com o objetivo de dinamizar a investigação científica, a inovação e os níveis de qualificação dos cidadãos portugueses.

2006 – Foi um dia de luto carregado para o jornalismo português. Morreram César Oliveira, aos 34 anos, jornalista do Record, Maria José Margarido, com a mesma idade, jornalista do DN, André Romeiras, com 28 anos, jornalista do Record, Cláudia Magalhães, aos 33 anos, diretora de comunicação.

– Começou a XXII Cimeira Luso-espanhola em Badajoz.

2007 – Um soldado português em missão no Afeganistão morreu num acidente rodoviário com um blindado durante uma patrulha noturna nos arredores de Cabu

2009 – Os Prémios Pfizer de Investigação Clínica foram atribuídos a Bruno Silva Santos, do Instituto de Medicina Molecular, e Mafalda Bourbon, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Na categoria de  Investigação Básica venceram Miguel Che Parreira Soares e a Miguel Ferreira, ambos do Instituto Gulbenkian da Ciência.

2010 – Uma Greve Geral juntou novamente as duas centrais sindicais, CGTP e UGT, 22 anos depois. Em causa, estavam as medidas de austeridade aprovadas no âmbito do PEC III e do Orçamento do Estado.

2013 – Morreu no Porto o arquitecto Alcino Soutinho, um dos nomes maiores da chamada Escola do Porto, aos 83 anos, vítima de doença oncológica. A sua obra mais conhecida é a Câmara Municipal de Matosinhos.

2014 – A Polícia Judiciária efetuou buscas em dezenas de farmácias, consultórios médicos e empresas de distribuição de medicamentos no âmbito de uma investigação contra a fraude no Serviço Nacional de Saúde.

2015 – Cavaco Silva indigitou o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, para primeiro-ministro.

2016 – O Ministério Público acusou 131 arguidos por associação criminosa, corrupção e falsidade informática, praticados nas diferentes qualidades de donos de escolas de condução, instrutores, examinadores e particulares interessados na obtenção ilegal de cartas de condução.

============.

Este é o tricentésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 37 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Em cada obra de génio reconhecemos os nossos próprios pensamentos rejeitados, que regressam a nós com certa majestade alienada”. Ralph Waldo Emerson (1807-1882), filósofo norte-americano.

Marcado como