Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 26 DE NOVEMBRO – HÁ 50 ANOS, A CHUVA MATOU EM LISBOA

Written by on Novembro 26, 2017

EFEMÉRIDES

26 de novembro

1095 – O Papa Urbano II lançou o apelo à Cruzada.

1199 – D. Sancho I concedeu foral à cidade da Guarda.

1764 – A ordem dos Jesuítas foi suprimida em França.

1779 – Foi extinto o Tribunal da Inquisição de Goa, determinada por carta régia.

1839 – Caiu o Governo português de Barão de Sabrosa, por não assumir os compromissos de abolição da escravatura. Sucedeu-lhe o gabinete do Conde de Bonfim.

1845 – Foi publicado o decreto de reorganização da saúde pública, que proíbe o enterro nas igrejas e o impõe nos cemitérios.

1853 – A Coroa portuguesa nomeou a comissão de Morais Soares para redigir o Código Florestal.

1899 – Nas eleições para as Cortes Portuguesas, no Porto, venceram os republicanos, que elegeram os deputados Afonso Costa, Paulo Falcão e Xavier Esteves. Os resultados, no entanto, haveriam de ser anulados posteriormente.

1940 – As forças nazis ordenaram a construção do muro em redor do Gueto de Varsóvia, deixando os 400 mil habitantes judeus sem acesso bens essenciais.

1949 – Saiu o primeiro número do jornal desportivo Record. A ideia de fundar um novo jornal desportivo foi do antigo atleta Manuel Dias que financiou em grande parte a operação e convidou o jornalista José Monteiro Poças e o professor de Educação Física Fernando Ferreira que foi o primeiro diretor da publicação. Começou por ser publicado aos sábados, depois passou a ser publicado também às terças e finalmente passou a trissemanário em 1972. O passo seguinte foi a passagem a diário, consumada em 1995. No dia em que assinalou os seus 50 anos foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

1967 – A noite em que a chuva matou. A água que caiu continua e intensamente trouxe a morte e desolação a toda a região da Grande Lisboa e Vale do Tejo, em especial, aos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira. As inundações, associadas às precárias condições de habitação e à falta de ordenamento do território causaram 500 mortos e deixaram milhares, sem abrigo. O Governo da Ditadura liderado por Oliveira Salazar nunca permitiu que fossem apurados, com rigor, os números reais da tragédia e, soberbo, nunca reconheceu o papel das associações de estudantes, algumas delas ilegais, na ajuda que prestaram às vítimas. A tragédia está retratada num trabalho dos jornalistas da RÁDIO CRUZEIRO, elaborado por ocasião da passagem do 49º aniversário e que foi o primeiro passo na merecida primeira homenagem aos bombeiros ainda vivos, que nessa altura socorreram as populações, uma homenagem prestada na primeira vez que se assinalou em Odivelas, o Dia Municipal do Bombeiro.

1974 – Portugal e São Tomé e Príncipe assinaram o acordo de Argel, para a independência do país.

1975 – O Regimento de Comandos da Amadora atacou o Regimento da Polícia Militar.

1983 – Saiu o primeiro número do Semanário, sob a direção de Vítor Cunha Rego.

1990 – Prémio Femina foi atribuído ao romance “Manhã Submersa” do escritor português Vergílio Ferreira.

2003 – O Prémio Fundação Mário Soares foi entregue a Alice Samara pela obra “Verdes e Vermelhos, Portugal e a Guerra no Ano de Sidónio Paes”.

2004 – Morre Fernando Valle, aos 104 anos. Foi médico, fundador e presidente honorário do PS, antigo Governador Civil de Coimbra, opositor à ditadura do Estado Novo.

2006 – Morreu Mário Cesariny de Vasconcelos, aos 83 anos. Poeta e pintor, expoente máximo do surrealismo português, foi Grande Prémio Vida Literária APE/CGD e galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade,

2008 – Uma série de ataques terroristas coordenados no Sul de Bombaim, capital financeira da Índia, em locais frequentados por ocidentais, designadamente dois hotéis, causaram pelo menos 78 mortos e 200 feridos. A polícia indiana revelou que homens armados fizeram um número indeterminado de reféns em dois hotéis de luxo de Mumbai, depois de abrirem fogo numa estação ferroviária apinhada de pessoas. Cinco portugueses entre um grupo de 200 turistas estrangeiros que conseguiram fugir do Hotel Taj Mahal, conseguiram escapar ilesos. Um grupo, até então  pouco conhecido, Deccan Mujahideen, reivindicou a autoria da série de ataques terroristas em Bombaim

2009 – O Parlamento Europeu aprovou, em Estrasburgo, a resolução proposta pela eurodeputada Edite Estrela para a proibição total de fumar nos espaços públicos fechados, em toda a União Europeia.

2015 – Cavaco Silva marcou a tomada de posse do novo Governo para a mesma hora em que se realizava uma sessão plenária na Assembleia, fazendo com que a maioria dos socialistas não possa estar presente na cerimónia, uma decisão que, deixou os deputados do PS indignados.

===============.

Este é o tricentésimo trigésimo dia do ano. Faltam 35 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Existe a tentação de classificar as pessoas pela profissão, como nas sociedades totalitárias. Mas perturbador e desumano, é o oficial que dorme com o uniforme vestido”. Eugène Ionesco (1909-94), escritor francês de origem romena.

 

Tagged as