Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 2 DE NOVEMBRO – DIA DE FINADOS

Written by on Novembro 2, 2018

EFEMÉRIDES

2 de novembro

Dia de Finados ou de Fieis Defuntos.

1866 – Começava a Questão Coimbrã com a carta de Antero de Quental a António Feliciano de Castilho “Bom Senso e Bom Gosto”, em oposição ao que era considerado ” escândalo inaudito duma literatura desaforada”. A Questão Coimbrã, que também ficou conhecida como Questão do Bom Senso e Bom Gosto, foi uma célebre polémica literária que marcou a visão da literatura em Portugal na segunda metade do século XIX.  Opôs os vários membros daquela que viria a ser conhecida como “Geração de 70” que, à data da contenda, estudavam em Coimbra, sendo portadores da “Ideia Nova” europeia do Realismo e Naturalismo, aos seus antecessores, muitos deles, seus professores em Coimbra, marcadamente românticos.

1877 – Nasceu em Gatão, concelho de Amarante, o escritor português Teixeira de Pascoaes, autor de “Sempre”. Com António Sérgio e Raul Proença foi um dos líderes do chamado movimento da “Renascença Portuguesa” e lançou em 1910 no Porto, juntamente com Leonardo Coimbra e Jaime Cortesão, a revista A Águia, que foi o principal órgão do movimento.

1919 – Nasceu, em Lisboa, o escritor Jorge de Sena, professor e investigador, autor de “O Físico Prodigioso” e “Sinais de Fogo”.    Foi um dos mais influentes intelectuais portugueses do século XX, com vasta obra de ficção, drama, ensaio e poesia, além de importante epistolografia com figuras tutelares da literatura portuguesa e brasileira. A sua obra de ficção mais famosa é o romance autobiográfico Sinais de Fogo, adaptado ao cinema em 1995 por Luís Filipe Rocha. Grande parte da sua obra foi publicada postumamente pelos cuidados da viúva, Mécia de Sena Recebeu o Prémio PEN em 1981.

1983 – Foi publicado o diploma que passou a enquadrar o “lay off”, suspensão do contrato de trabalho e redução temporária dos períodos de trabalho.

1989 – Foi constituído o Instituto Internacional de Língua Portuguesa.

2005 – Portugal e Moçambique chegaram a acordo sobre a entrega do controlo da gestão da barragem de Cahora Bassa ao país africano.

2007 – Morreu no Hospital de Cascais, o dramaturgo Alexandre Babo, aos 91 anos. Foi um dos fundadores do Teatro Experimental do Porto.

2008 – Foram abertos seis processos de contraordenação ao Banco Português de Negócios, na sequência da descoberta, de operações clandestinas.

2010 – O realizador de televisão Ruy Ferrão morreu em Lisboa. Tinha aos 92 anos.

2014 – Dois adeptos do Sporting foram esfaqueados em Guimarães, em resultados dos confrontos que se registaram com adeptos do Vitória.

2016 – Um estudo publicado na revista Science sobre os efeitos do aquecimento global e da poluição no Mediterrâneo, alertava para a possibilidade do Sul da Península Ibérica se transformar num deserto até 2100, se até lá não forem tomadas medidas ambiciosas no que diz respeito aos efeitos das alterações climáticas.

2017 – A plataforma Basta denunciou a participação de duas crianças em touradas no concelho de Elvas

===============.

Este é o tricentésimo sexto dia do ano. Faltam 59 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O ‘ideal’ significa desprezo das vaidades, amor desinteressado da verdade, desdém do fútil, do convencional, boa-fé, grandeza de alma, simplicidade, nobreza, soberano bom gosto e soberaníssimo bom senso”. Antero de Quental (1842-91), poeta português.

Tagged as