Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


“PRAÇA DO COMÉRCIO” DE JÚLIO PEREIRA VENCEU O PRÉMIO JOSÉ AFONSO

Written by on Novembro 2, 2018

O álbum “Praça do Comércio”, de Júlio Pereira, na sua base composto por temas originais, aos quais se junta uma versão de “Índios da Meia-Praia”, de José Afonso, venceu o Prémio José Afonso/2018. O músico recebe assim este prémio pela segunda vez, depois de, em 1991 já ter vencido com “Janelas Verdes”,

“Praça do Comércio” é feito de várias parcerias e tem dois instrumentos como protagonistas: o cavaquinho, que carateriza a carreira do autor  e a braguinha, um instrumento madeirense de cordas, que Júlio Pereira utiliza pela primeira vez.

“Praça do Comércio” conta a com a colaboração de António Zambujo, Pedro Jóia, Luana Cozetti, Olga Cerpa, Luís Peixoto, José Manuel Neto, Cheny Wa Gunne e James Hill. Com capa e desenhos de Carlos Zíngaro, a edição em CD de “Praça do Comércio” conta com uma introdução do musicólogo Rui Vieira Nery e dois textos explicativos sobre a história do cavaquinho e da braguinha, de Nuno Cristo e Manuel Morais, ilustrados com várias fotografias.

O jurí deliberou também atribuir uma Menção Honrosa ao albúm “Fitxadu” de Sara Tavares, que considera representar mais um excelente momento da carreira da artista, que alarga agora a sua musicalidade e sentido poético ao universo de outras línguas e tradições.