EFEMÉRIDES: 2 DE JANEIRO – HÁ UM ANO, CTT CONFIRMARAM O ENCERRAMENTO DE 22 BALCÕES
Escrito por ARCO em Janeiro 2, 2019
EFEMÉRIDES
2 de janeiro
1770 – Foi criada a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho de Lisboa.
1908 – Morreu o dramaturgo João da Câmara, autor de “Os Velhos”.
1942 – A designação “Nações Unidas” foi utilizada pela primeira vez num documento oficial.
1953 – Foi inaugurada Base Aérea do Montijo.
1955 – Morreu Norton de Matos, governador de Angola na I República, fundador da cidade de Nova Lisboa e candidato pela Oposição Democrática às presidenciais de 1948.
1975 – Morreu o escritor e historiador Hernâni Cidade.
1979 – Foi publicada a Lei das Finanças Locais que veio regulamentar o financiamento das autarquias.
1980 – Começou a avaliação dos prejuízos causados pelo sismo de véspera nas Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, nos Açores.
1997 – Foi estabelecido o regime jurídico das Sociedades Desportivas.
2003 – O Governo confirmou, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, ter dado “luz verde” aos EUA para utilizarem a base das Lajes, nos Açores, no caso de uma operação militar contra o Iraque.
2004 – Morreu o jornalista e poeta Eduardo Guerra Carneiro, 61 anos, que integrou as equipas dos jornais República, Primeiro de Janeiro, O Século e Diário Popular e ainda da revista TV Guia.
2006 – O presidente do Centro Cultural de Belém João Fraústo da Silva foi exonerado pela ministra da Cultura que nomeou António Mega Ferreira para o cargo.
2008 — Morreu Apolinário Vaz Portugal. Foi ministro da Agricultura nos III e IV Governos Constitucionais (1978 e 1979), investigador, ex-diretor da Estação Zootécnica Nacional e da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Tinha com 77 anos, e foi vítima de doença prolongada.
2009 – Morreu Maria de Jesus. Era a mulher mais velha do mundo, contava 115 anos
2011 – O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, inaugurou a sexta linha da rede do Metro do Porto, que liga a estação da Senhora da Hora, em Matosinhos, a Fânzeres, em Gondomar.
2013 – O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi anunciado em Telavive como um dos galardoados com o Prémio Wolf, atribuído pela fundação homónima israelita.
2017 – Pelo menos 60 pessoas morreram durante um confronto entre duas fações rivais numa prisão da cidade de Manaus, capital do Estado brasileiro do Amazonas.
2018 – Os CTT confirmaram, o encerramento de 22 lojas no âmbito do plano do reestruturação que fora anunciado em meados de dezembro passado e que, segundo a Comissão de Trabalhadores dos Correios de Portugal, vai afetar 53 postos de trabalho. Entre os balcões a encerrar estavam Camarate, no concelho de Loures, mas também Olaias e Socorro, em Lisboa.
=================.
Este é o segundo dia do ano. Faltam 365 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “O que a inteligência ilumina é mortal. De outro modo, a vida tornar-se-ia insuportável”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.