Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 19 DE FEVEREIRO – IGREJAS CAEIRO MORREU HÁ 6 ANOS

Escrito por em Fevereiro 19, 2018

EFEMÉRIDES

19 de fevereiro

1766 — Abriu o Real Colégio dos Nobres, em Lisboa, destinado ao ensino dos filhos da nobreza. Tinha sido criado por decreto, cinco anos antes.

1810 – Foram assinados os Tratados de Comércio e Navegação e de Aliança e Amizade, entre Portugal e o Reino Unido.

1822 – Ocorreu uma revolta na Baía contra o domínio português no Brasil. O levantamento foi sufocado às ordens de D. Pedro.

1853 – Guimarães foi elevada à categoria de cidade.

1906 – Os estudantes de Coimbra manifestaram-se contra o agravamento do Governo de Luciano de Castro.

1961 – Surgiu o primeiro supermercado em Lisboa, na Avenida de Roma. Os lisboetas estavam habituados, havia já muitas gerações, a dirigirem-se ao balcão das mercearias e pedir ao empregado os géneros alimentícios que pretendiam adquirir e a inauguração deste momento marcou o inicio duma revolução nos hábitos. O arroz, a farinha ou o bacalhau já se encontram embalados, com a indicação da pesagem e do preço. Uma reportagem do Diário de Lisboa desse dia refere que «basta estender a mão, colocar o produto no cesto e avançar». No entanto, algumas donas de casas exigiam que o empregado da loja as acompanhasse, carregando o cesto e «alguns homens receiam percorrer o estabelecimento com um cesto metálico», problemas que, na profética opinião do jornalista, «o tempo e o hábito resolverão».

1975 – Morreu, em Lisboa, o arquiteto Francisco Keil do Amaral, nome fundador da moderna Arquitectura Paisagística portuguesa, autor do parque de Monsanto, da rede do Metropolitano e dos aeroportos de Lisboa e Luanda.

1991 – Morreu, em Lisboa, o médico psiquiatra Eduardo Luís Cortesão, aos 71 anos.

1997 – Morreu Rómulo de Carvalho, professor, cientista, historiador, investigador e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

1999 – Morre Octávio Pato, com 74 anos. Foi membro do secretariado do Comité Central do PCP e candidato às Presidenciais de 1976.

2006- Os restos mortais da Irmã Lúcia foram transladados para o Santuário de Fátima.

– Realizou-se no Rio Tejo, em Lisboa, o primeiro funeral budista em Portugal.

2007 – O presidente do governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, demitiu-se em protesto pela nova Lei das Finanças Regionais.

– O poeta e tradutor Vasco Graça Moura ganhou o prémio Max Jacob, atribuído a uma obra estrangeira publicada em França, com o livro “Une lettre en hiver: Et autres poèmes”

2008 – O Tribunal Constitucional condenou o PSD a pagar uma coima de 35 mil euros por ter recebido ilegalmente da construtora Somague um donativo indireto de 233.415 euros, valor que terá que entregar ao Estado. A Somague foi condenada ao pagamento de uma coima de 600 mil euros

2009 – A Comissão Europeia decidiu apresentar queixa contra Portugal, no Tribunal Europeu de Justiça, pelos direitos especiais que o Estado detém na Galp Energia.

2012 – Morreu Igrejas Caeiro, aos 94 anos. Actor, locutor de rádio e televisão e político. No teatro estreou-se no Teatro Nacional D. Maria II, em 1940 de onde seria expulso, anos mais tarde, por causa das suas posições antifascistas, posições essas que viriam a fazer com que o regime de Salazar o proibisse de se apresentar em espectáculos ao vivo. Na Rádio trabalhou na Emissora Nacional onde chegaria a locutor de 1.ª classe antes sair em 1948, vítima de um saneamento político juntamente com uma dezena de outros trabalhadores que só regressariam à estação estatal após o 25 de Abril de 1974. Entre as suas obras, destacam-se- a actuação no filme Camões, de Leitão de Barros, em 1946, e a produção dos populares programas radiofónicos Os Companheiros da Alegria, no Rádio Clube Português e Comboio das Seis e Meia, na Rádio Graça nos inícios dos anos 50. Em 1969, fundou e e foi director artístico do Teatro Maria Matos, em Lisboa e após o 25 de Abril, foi deputado pelo Partido Socialista à Assembleia Constituinte e depois à Assembleia da República. Entre 1976 e 1979, Igrejas Caeiro foi ainda Director de Programas da Emissora Nacional de Radiodifusão e regressando à política, foi Vereador da Câmara Municipal de Cascais com o Pelouro da Cultura, Desporto e Turismo, entre durante o mandato da presidente Helena Roseta. Foi feito Comendador da Ordem da Liberdade e distinguido com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Oeiras. Em 2005 recebeu o Prémio de Consagração de Carreira e a Medalha de Honra da  SPA e dois anos depois a Medalha de Mérito Municipal de Lisboa de Grau Ouro.

2015 – Jean-Claude Junker fez um ‘mea culpa’ por causa das políticas de austeridade seguidas em países como Grécia, Portugal e Irlanda, considerando que é preciso retirar “as lições da história e não repetir os mesmos erros”.

2016 – Estalou a polémica entre as cidades do Porto e de Vigo, depois de Rui Moreira, presidente da Câmara da Invicta, que classificou o aeroporto de Vigo de “miserável” terem incomodado o autarca da cidade galega. Foi tudo por causa da TAP, querer fazer voos até Vigo para ligações internacionais.

2017 – Três presidiários fugiram do Estabelecimento Prisional de Caxias, durante a madrugada. A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirmou que os três reclusos fugiram a partir da janela da cela, que era ocupada por quatro detidos.

===============.

Este é o quinquagésimo dia do ano. Faltam 315 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A República não era apenas uma forma de Governo, cujas virtudes se julgavam adequadas (…). Era uma paixão avassaladora, uma amante idolatrada e absorvente”. Francisco Keil do Amaral (1910-75), arquiteto português.

Marcado como