Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


TIAGO DA CONCEIÇÃO VENCEU A PRIMEIRA ELIMINATÓRIA DO CONCURSO DE FADO ANTÓNIO JORGE

Written by on Fevereiro 18, 2018

Tiago Alexandre da Conceição foi o vencedor da 1ª Eliminatória da 14ª edição do Concurso de Fado da Cidade de Odivelas/António Jorge, que decorreu ontem no Pavilhão Polivalente de Odivelas e garantiu já a presença na final, que se realiza a 7 de abril no Salão Azul do Parque Urbano do Silvado.

Cumprindo um desejo anunciado por Nuno Gaudêncio, na RÁDIO CRUZEIRO, durante uma entrevista no âmbito da última campanha eleitoral autárquica, daqui para a frente e a partir desta edição o Concurso de Fado da Cidade de Odivelas, passa a chamar-se Concurso de Fado António Jorge, em homenagem ao músido, professor e fundador da Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas, que nos deixou fisicamente no passado dia 21 de agosto, aos 69 anos.

Por isso mesmo e pela primeira vez em que não está fisicamente presente no concurso de fado que ajudou a erguer, Nuno Gaudêncio, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas recordou-o com emoção.

O jurí desta 1ª eliminatória foi composto pelas vogais da Junta de Freguesia de Odivelas, Vanessa Porto, que presidiu e Raquel Reis, João Azeitona, que dirige a Escola de Fado da autarquia, Vera Lúcia Lopes, a vencedora da edição de 2017 e o músico Nuno Barroso, que vai lançar já em abril um novo trabalho de originais “Amigos em Dueto“.

Todos os concorrentes foram acompanhados pelo consagrado Jacinto Carminho, na viola de fado e pelo brilhante Paulo Ferreira na guitarra portuguesa e a apresentação esteve a cargo de Vitor Martins, nosso companheiro de trabalho na Rádio Voz de Alenquer.

A RÁDIO CRUZEIRO deixa-lhe o registo da atuação do vencedor Tiago Alexandre da Conceição, um fadista que chegou de Fernão Ferro.

Passam à final os quatro primeiros classificados. O vencedor da eliminatória Tiago Alexandre da Conceição de Fernão Ferro, que somou 41 pontos, que será acompanhado por Vanessa Sequeira, da ACOF, com 40 pontos, Maria Passarinho de Fernão Ferro, com 36 pontos e Maria José Timóteo de São Domingos de Rana, que somou 35 pontos.

Nesta primeira eliminatória participaram ainda António da Silva Costa e Osvaldo Pereira Coutinho, ambos da Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas e ambos a somarem 34 pontos, Justino Joaquim Coelho, também da Escola de Fado da J.F.O., com 33 pontos e Ana Amélia dos Santos, de Lisboa, que somou 25 pontos.

A segunda eliminatória está marcada para o próximo sábado, 24 de fevereiro, também às 21.00 horas e a realizar no Pavilhão Polivalente de Odivelas e apura mais quatro finalistas.