Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


“JOAQUIM PINTO, O BARBEIRO DO PODER” DE PAULO MONTEIRO, FOI HOJE APRESENTADO NO APOLO 70

Written by on Fevereiro 19, 2018

Joaquim Pinto está a assinalar meio século de carreira, mais alguns de uma vida, onde a resiliência e a capacidade para ultrapassar os obstáculos que foram aparecendo e acreditar que todos os sonhos são possíveis de passar a realidade são as traves mestras de um exemplo de vida que fica agora registado em livro, da autoria do jornalista Paulo António Monteiro, nosso colega na RÁDIO CRUZEIRO, e que conta com a chancela da A23 Edições.

O livro foi apresentado no espaço Apolo 70, onde funciona a “Pinto’s Cabeleireiros” como lhe chamaram um dia, “a catedral do corte” e mais recentemente, desde 2014, também, o Museu do Barbeiro e do Cabeleireiro, onde se respira a arte e repousam inúmeros objetos carregados de história.

Rodeado por muitos amigos, colegas, antigos companheiros e professores da Universidade Autónoma de Lisboa, Paulo Monteiro era um homem feliz, na apresentação do seu primeiro livro, um trabalho que classificou como muito agradável.

Joaquim Pinto além da arte por que se apaixonou para ganhar a vida, tem outra: a de transformar cada cliente num amigo. A Rádio CRUZEIRO sublinhou a importância da transmissão do conhecimento e da experiência às gerações que nos precedem. Depois de uma criança na qual brilhava o olhar cada vez que via um barbeiro itenerante na sua terra, ficou o homem que ama a profissão, reconhece as diferenças que o tempo lhe tem imposto e fica triste, quando sabe que fechou mais uma barbearia.

Alexandre Manuel reputado jornalista, professor universitário e autor do Pósfácio deste livro de Paulo Monteiro, também presente na sua apresentação, era um professor orgulhoso da obra do seu aluno e não deixou de enumerar à RÁDIO CRUZEIRO uma das falhas da imprensa dos nossos dias: a submissão da sua função formativa à ditadura do interesse imediato.

 

 

 

Tagged as