Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 15 DE OUTUBRO – MATA HARI FOI EXECUTADA HÁ 101 ANOS

Escrito por em Outubro 15, 2018

EFEMÉRIDES

15 de outubro

Dia Mundial da Visão, Dia Mundial da Resolução de Conflitos, Dia Mundial da Lavagem das Mãos, Dia Mundial da Bengala Branca, Dia Internacional das Mulheres Rurais.

1917 – A dançarina holandesa Mata Hari foi executada, em Paris, por um pelotão de fuzilamento do exercito francês, depois de acusada de espionagem a favor dos alemães.

1921 – Saiu o primeiro número da revista Seara Nova.

1942 – O aeroporto de Lisboa, na Portela de Sacavém, foi aberto ao tráfego internacional.

1966 – A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a criação do Dia Internacional para a eliminação da Discriminação Racial. Na altura, o representante do Governo português liderado por Oliveira Salazar, abesteve-se.

1973 – Cinquenta e seis Estados membros da ONU agendaram um debate sobre “a ocupação ilegal pelas forças militares portuguesas dos territórios da Guiné-Bissau”.

1974 – Portugal reconheceu a soberania da Índia em Goa, Damão, Diu, Dadrá e Nagar Aveli.

1978 – A UNESCO proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Animal.

1981 – Portugal foi eleito para o Conselho Económico e Social da ONU.

1988 – Abriram ao público as estações do Metropolitano de Lisboa das Larangeiras, Alto dos Moinhos, Colégio Militar e Cidade Universitária.

1991 – A atriz Teresa Roby recebeu o prémio de melhor atriz do Festival de Cinema de Dunquerque, pelo seu desempenho no filme “Idade Maior”. De Teresa Vilaverde.

1999 – Morreu Luis Sá, aos 47 anos. Foi deputado e membro da Comissão Política do PCP.

– O Prémio Nobel da Paz foi atribuído aos Médicos Sem Fronteiras.

2002 – Morreu o escritor e jornalista Mário Castrim, com 82 anos. Foi o autor do Canal da Critica no Diário de Lisboa e depois no semanário Tal & Qual.

2011 – Abriu a estação de Santo Ovídio, em Gaia, na linha Amarela do Metro do Porto e que veio fechar o ciclo de obra da rede.

2012 – Milhares manifestaram-se em frente da Assembleia da República, num protesto que foi chamado de “Cerco ao Parlamento”. As grades montadas pela polícia foram derrubadas e a noite acabou com detenções de manifestantes junto à residência oficial do primeiro-ministro.

2013 – O Ministério da Administração Interna proibiu a realização de uma manifestação convocada pela CGTP para a ponte 25 de Abril, alegando razões de segurança. A central sindical acabou por cancelar a marcha na ponte, mas convocou uma concentração para Alcântara.

2014 – Na Grota do medo, na Ilha Terceira, nos Açores, foi descoberta uma pia esculpida numa rocha que se estimou ter 950 anos, o que contraria a tese de que a ilha era inabitada aquando da sua descoberta pelos portugueses.

2015 – Cinquenta e cinco viaturas foram furtadas durante uma só noite, em Valença.

2016 – Alice Vieira teceu duras criticas à atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan.

2017 – A Igreja anunciou que os candidatos a padres irão passar a ser investigados aquando da entrada no seminário. O objetivo era evitar que sejam admitidos candidatos homossexuais, pedófilos ou com doenças mentais.

……………………

Este é o ducentésimo octogésimo oitavo dia do ano. Faltam 77 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “Se não for possível confortar os aflitos, então há que afligir quem vive no confronto”. John Kenneth Galbraith (1908-2012), economista.

                                                                                   Mata Hari

Marcado como