Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 11 DE DEZEMBRO – FAZ 18 ANOS QUE O ATP “GRACIOSA” DA SATA SE DESPENHOU NO MONTE ESPERANÇA.

Written by on Dezembro 11, 2017

EFEMÉRIDES

11 de dezembro

Dia Internacional da Unicef e Dia Internacional das Montanhas.

Feriado Municipal em Portimão.

1896 – Morreu, em Lisboa, António Xavier Rodrigues Cordeiro. Foi um poeta ultra romântico, jornalista e político português. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi, por várias vezes, deputado às Cortes.

1908 – Nasceu o cineasta português Manoel de Oliveira. Cineasta de referência a sua obra é marcada por duas tendências opostas presentes em toda a sua filmografia. Em todos os filmes que realizou antes de 1964, curtas e longas-metragens, incluindo Aniki-Bobó de 1942 e A Caça de1964, onde predomina um estilo cinematográfico puro, sem diálogos ou monólogos palavrosos. O Acto da Primavera é o primeiro filme de Oliveira em que o teatro filmado se torna uma opção e um estilo. O Passado e o Presente de  1972 será o segundo. Contradizendo-se na prática, é a propósito deste filme que ele se explica em teoria: enquanto arte cénica, o teatro é bem mais nobre e muitíssimo mais antigo que o cinema e é por isso que este se deve submeter à palavra. Manoel de Oliveira faleceu na madrugada do dia 2 de Abril de 2015, com 106 anos, vítima de paragem cardíaca. Era considerado o realizador mais velho em actividade, foi o único que assistiu à passagem do mudo ao sonoro e do preto e branco à cor. Conseguiu concretizar o seu último desejo: “continuar a fazer filmes até à morte”. Era tratado por muitas pessoas como “O Mestre”.

1909 – Foi fundado oficialmente o Aero Club de Portugal no Terreiro do Paço.

1941 – Os EUA declaram guerra à Alemanha nazi. “Nunca houve desafio maior à vida, à liberdade e à civilização“, disse na altura, Frank D.Roosevelt, presidente dos EUA.

1975 – Foi lançado o matutino lisboeta O Dia, uma publicação já extinta.

1985 – Morreu o piloto Carlos Torres. Tinha sido campeão nacional de ralis em 1978.

1987 – O historiador José Mattoso foi distinguido com o Prémio Pessoa.

1992 – O Prémio Pessoa foi atribuído aos neurologistas António e Hanna Damásio.

1997 – O Prémio Pessoa foi atribuído ao escritor José Cardoso Pires, autor de “De Profundis, Valsa Lenta”.

1999 – Um avião da SATA despenhou-se no Monte da Esperança, na Ilha de São Jorge  nos Açores, às 9.20. Fazia a ligação Ponta Delgada –Flores, com escala na Horta. Morreram 35 pessoas. O relatório da Comissão de Inquérito concluiu que o voo foi planeado para uma rota direta ao aeroporto da Horta, mas a aeronave acabou por efetuar um desvio, sem que a tripulação se apercebesse até começar a cruzar a linha Norte da Ilha de São Jorge, onde viria a embater no seu ponto mais alto. A tripulação do ATP “Graciosa” estava plenamente convencida de que a aeronave estava sobre o Canal de São Jorge  e a sua atenção estava mais concentrada nás más condições meteorológicas que se faziam sentir na altura. Após soar o alerta de impacto, três segundos, o co-piloto alertou para o facto de estarem a perder altitude e em cima de São Jorge e apesar dos pilotos terem aumentado a potencia dos motores, a manobra foi insuficiente para ultrapassar o obstáculo. A conclusão do Relatório indica que a falta de respeito pela altitude de segurança, uma “navegação estimada e imprecisa” e a “não utilização correta do radar de tempo” foram as causas do desastre. As más condições meteorológicas desse dia, com céu muito nublado e vento forte com turbulência e a inexistência de meios autónomos a bordo do avião, como por exemplo, o uso de GPS, que pudessem determinar a sua posição com rigor, embora não referidos no relatório, constituíram fatores determinantes para o acidente.

2001 – O prémio Camões foi entregue ao poeta Eugénio de Andrade.

2002 – O Governo português anuncia a introdução de portagens na Cintura Rodoviária Exterior.

2003 — É aprovada a privatização do Notariado.

2006 – O 1º Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura é atribuído ao poeta e tradutor José Bento.

2007- A escritora Fernanda Botelho, que colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian desde 1982, morre na sua casa em Lisboa, com 81 anos.

2010 – Morreu Fernando Mendonça, aos 75 anos, vitima de doença repentina.Era o presidente do conselho da administração da Agros,O comendador liderava também a Confagri, que reúne as cooperativas agrícolas.

2013 – A TAP anunciou a suspensão da operação para Bissau “perante a grave quebra de segurança ocorrida” no embarque de um voo para Lisboa, que implicou o transporte de 74 passageiros sírios com passaportes falsos.

2014 – A revista Time elegeu as pessoas que combatem o Ébola como as figuras mais marcantes do ano 2014.

2016 – Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros, répteis voadores do tempo dos dinossauros, foi descoberto numa das praias da Lourinhã.

– Numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica, o Papa Francisco afirmou que são os comunistas que “pensam como os cristãos

============.

Este é o tricentésimo quadragésimo quinto dia do ano. Faltam 20 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O barão é, em quase todos os pontos, o Sancho Pança da sociedade nova”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.

Tagged as