Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 12 DE DEZEMBRO – HÁ 13 ANOS O PORTO CONQUISTOU A TAÇA INTERCONTINENTAL. FOI A SEGUNDA DO SEU HISTORIAL

Escrito por em Dezembro 12, 2017

EFEMÉRIDES

12 de dezembro

1901 – Marconi efectuou a primeira comunicação por telegrafia sem fios, entre o Reino Unido e S. João da Terra Nova.

1910 – Foram fundados os  Bombeiros Lisbonenses.

1959 – A Assembleia Geral da ONU fundou o Comité dos Seis para defesa dos princípios de descolonização.

1962 – A ONU aprovou a constituição do programa especial de assistência técnica, formação e treino de dirigentes dos movimentos de libertação dos territórios sob administração portuguesa.

1976 – Realizaram-se as primeiras eleições para as autarquias locais, após o 25 de Abril de 1974.

1978 – Realizou-se a primeira greve dos jornalistas após o 25 de abril de 1974 e, que foi também, a primeira paralisação de sempre dos jornalistas da rádio. Formalmente a luta era por melhorias contratuais, mas em fundo, estava também a batalha pela liberdade de informação. As redações, tinham então, uma organização muito diferente da que têm nestes dias. Os Conselhos de Redação eram influentes, os plenários frequentes e os jornalistas batalhavam contra a manipulação do poder político. Os governantes, por sua vez, queixavam-se do esquerdismo da maioria dos jornalistas.

1986 – Foi assinada a escritura constitutiva da Agência LUSA, que resultou da fusão da ANOP com a NP. e que entraria em funcionamento em Janeiro de 1987.

1998 – Fernanda Ribeiro, Helena Sampaio e Albertina Dias conquistaram, pela primeira vez, para Portugal, o título Europeu de Crosse.

2001 – A União Europeia rejeitou qualquer possibilidade de conceder a extradição de suspeitos para países com a pena de morte, como os EUA.

2004 – O  FC Porto conquistou a segunda Taça Intercontinental do seu historial. Depois de ter vencido a Liga dos Campeões, os dragões discutiram a vitória na prova que antecedeu o atual Mundial de Clubes diante dos colombianos do Once Caldas, em Yokohama, no Japão. Apesar do nulo, tanto no final do tempo regulamentar, como no final do prolongamento, os azuis e brancos, na altura orientados por Vitor Fernandez venceram nos penalties, por 8-7. A equipa inicial dos dragões foi constituída por Vitor Baía; Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Seitaridis; Costinha, Diego e Maniche; Derlei, Luis Fabiano e McCarthty. Nuno Espírito Santo, Carlos Alberto e Quaresma também jogaram. Entraram para substituir Vitor Baía, Derlei e Luis Fabiano, respetivamente.  O treinador foi Vitor Fernandez.

– A selecção feminina portuguesa de corta mato venceu o Campeonato Europeu, na Alemanha.

2005 – O Banco Alimentar Contra a Fome recebeu o Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República.

2007 – O Conselho de Ministros aprovou a redução de 19 para apenas cinco as regiões de turismo. A proposta foi do  ministro da Economia, Manuel Pinho, a apresentou como “um esforço de racionalização”

– O músico norte-americano Ike Turner, ex-marido de Tina Turner, morreu na Califórnia, na sua casa, devido a uma overdose de cocaína

2011 – As farmácias madeirenses anunciaram que iriam deixar de dispensar medicamentos a crédito à população

2012 – As indemnizações por despedimento caíram para 12 dias por cada ano de trabalho. A Troika’ exigia que as compensações fossem alinhadas com a média europeia e o governo, de Pedro Passos Coelho definiu que passariam a ser 12 dias. O ministro da tutela era, na altura Mota Soares, do CDS.

2013 – Uma equipa da Maternidade Alfredo da Costa  realizou  a primeira cirurgia fetal em Portugal, ao laquear, no útero, os vasos sanguíneos que estavam a comprometer a vida de um feto com 25 semanas de gestação.

2014 -O investigador Henrique Leitão foi o vencedor da 28ª edição do Prémio Pessoa.

2015 – As mulheres da Arábia Saudita votaram, pela primeira vez na história do país, em eleições regionais.

2016 – Soube-se que o Estado português perdeu mais de 30 milhões de euros no processo de venda de três minas de diamantes angolanas que foi concretizado quatro dias antes de o governo do PSD/CDS ser derrubado pela “geringonça”.

================.

Este é o tricentésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 19 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O barão é o mais desgracioso e estúpido animal da terra”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.

Marcado como