BERNARDO MOREIRA SEXTETO EM DIGRESSÃO
Escrito por Paulo António Monteiro em Outubro 1, 2021
1 Outubro 2021 – Depois de concertos em Lisboa, Loulé e Figueira da Foz, o Bernardo Moreira sexteto entra em digressão; Entre Paredes – prossegue em Outubro de 2021, passando por cidades como Tondela, Porto, Coimbra, Guimarães, Vila Nova de Santo André, Odivelas e ainda Montemor-o-Novo.
Um dos discos do ano, aclamado por crítica e público, “Entre Paredes” celebra o melhor da música portuguesa. Gravado no Convento São Francisco, em Coimbra em 2020, é uma homenagem ao nome de Carlos Paredes.
Em 2021, o contrabaixista acompanhado por um sexteto e em registo de conclusão, apresenta a forma como tem sido ouvinte da obra do guitarrista Carlos Paredes. Acompanhado por Ricardo J. Dias, João Moreira, Tomás Marques, Mário Delgado e Joel Silva, Bernardo escreve assim uma nova página na celebração da música portuguesa.
“Tive umas incursões pela música popular, pelo fado de Coimbra, e comecei a sentir que a minha maneira de ouvir o Carlos Paredes tinha mudado”, disse Bernardo Moreira, nascido numa família com longa ligação ao jazz, em declarações à Agência Lusa no início de 2021.
Pode ouvir aqui o ultimo trabalho do grupo BERNARDO MOREIRA SEXTETO
O contrabaixista trabalhou três anos na produção musical do álbum, num processo de escuta renovada, apropriação, despojamento, maturação e arranjos da obra de Paredes.
“Entre Paredes” é um disco com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, Câmara Municipal de Coimbra e Antena 2. A digressão tem o apoio do Garantir Cultura.