Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO COMEMORA DIA MUNDIAL DA DANÇA NO TEATRO CAMÕES

Escrito por em Abril 30, 2019

Para comemorar o Dia Mundial da Dança a Companhia Nacional de Bailado, abriu as portas do Teatro Camões, no Parque das Nações, em Lisboa, na  segunda-feira, dia 29 de Abril, convidando o público, pela primeira vez na sua história, a visitar os bastidores a assistir a ensaios comentados, revelando o dia a dia dos bailarinos da companhia. As celebrações foram replicadas nas cidades de Aveiro, Leiria e Faro.  Em Lisboa o evento comemorativo contou com presença da ministra da cultura, Dr.ª Graça Fonseca.

No Teatro Camões efetuaram-se, durante a tarde, três visitas guiadas, assistiu-se a uma aula pública dos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e a dois ensaios comentados pelos coreógrafos, Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes que, partilharam com um público entusiasta, os processos criativos do novo espetáculo intitulado, Novas Criações, a estrear a 16 de Maio, o que permitiu a uma plateia repleta de amantes da dança ter um primeiro vislumbre do que vão poder usufruir na estreia. No final, todos os presentes foram convidados a usufruir de um beberete, oferecido por um dos patrocinadores do evento, e a conviver com os bailarinos, ensaiadores e coreógrafos da companhia.

O dia, também foi assinalado no Teatro Aveirense, em Aveiro, com uma master classe de Carla Pereira sobre técnica de dança clássica e a apresentação do bailado, A perna Esquerda de Tchaikovski de Tiago Rodrigues. No Orfeão de Leiria, realizou-se uma master classe com João Carlos Petrucci sobre técnica de dança clássica. Em Faro, na Escola de Dança do Algarve, efetuou-se outra master classe sobre técnica de dança clássica com Susana Matos.

O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril. A data foi instituída em 1982 pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO.

A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, nascido em 1727, um dos grandes nomes mundiais da dança mundial.

Graça Fonseca, ministra da cultura, a discursar no Teatro Camões no Dia Mundial da Dança 2019

Frases famosas sobre dança:

“A dança consegue revelar tudo o que a música esconde misteriosamente, tendo mais mérito de ser humana e palpável. A dança é poesia com braços e pernas, é a matéria, graciosa e terrível, animada, embelezada pelo movimento”. Charles Baudelaire

“Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança mas a paixão que vai na alma de quem dança.” Augusto Branco.

“Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar… Tu amas, sofres e sentes. Dança!” Isadora Duncan.

“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!” Nietzsche.

Marcado como