Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 30 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

Escrito por em Abril 30, 2019

EFEMÉRIDES

30 de abril

Dia Internacional do Jazz, Dia do Associativismo.

1789 – George Washington foi investido primeiro presidente dos EUA.

1838 – A Nicarágua tornou-se independente, dissolvendo-se a Federação das Províncias Unidas da América Central.

1901 – O médico português Miguel Bombarda criou a Junta Liberal Republicana.

1919 — Morreu o arquiteto Miguel Ventura Terra. Foi o autor da remodelação do Palácio de São Bento, da Igreja dos Anjos e de vários projetos distinguidos com o Prémio Valmor.

1939 – O governo alemão nazi determinou a nulidade de todos os contratos de arrendamento ou de propriedade habitacional dos judeus alemães e procede ao seu realojamento em “campos de trabalho”.

1949 – Nasceu em Lisboa, António Guterres. Foi primeiro-ministro de Portugal, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados e desempenha atualmente as funções de secretário-geral da ONU.

1945 – Adolf Hitler suicidou-se, em Berlim.

1953 – Morreu o maestro Raul Ferrão. Chegou a frequentar o Colégio Militar. Atingiu o posto de tenente-coronel do Exército e foi professor na Academia Militar. A música um hobby. Escreveu música para centenas de peças de teatro e revistas e para alguns dos mais aclamados filmes portugueses. Foi o autor do maior êxito mundial da música portuguesa: “Coimbra”, também conhecida como “Avril au Portugal” e “April in Portugal”, mas também de “Cochicho”, “Camélias”, “Velha Tendinha”, “Rosa Enjeitada”, e “Ribatejo”. Escreveu música para operetas como “A Invasão” e “Ribatejo”. Foi feito Comendador da Ordem do Mérito Industrial, e Comendador da Ordem Militar de Avis. Recebeu, juntamente com José Galhardo  e Mirita Casimiro, o “Prémio Filipe Duarte ”  edição de 1945/1946 do SNI, que era atribuído a autores da letra e da música e artista intérprete do melhor número de canto de opereta, por “Menina Lisboa” incluída no espectáculo A Invasão e no ano seguinte  recebeu, juntamente com Fernanda Baptista, o “Prémio Del Negro”.

1974 – O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, chegou ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, depois de 14 anos de exílio, no Leste Europeu.

1984 – O ciclista Joaquim Agostinho caiu no final da quinta etapa da Volta ao Algarve. Acabaria por falecer dias depois, após uma longa transferência para Lisboa face à ausência de meios hospitalares no Algarve.

2004 – Morreu Etelvina Lopes de Almeida, 88 anos, antiga jornalista e ex-deputada socialista à Assembleia Constituinte, presidente da Fundação Sarah Beirão.

2005 – Abriu a iniciativa Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.

2006 – A 3ª edição do IndieLisboa — Festival Internacional de Cinema Independente, distinguiu o filme “Play”, da realizadora chilena Alicia Scherson.

2007 – Foi inaugurado o primeiro troço do Metro Sul do Tejo, ligando Corroios, no Seixal, à Cova da Piedade, em Almada.

– O Prémio da Latinidade 2007 foi atribuído ao historiador português José Mattoso.

– O bailarino Telmo Moreira conquistou o prémio de Melhor Bailarino europeu, no escalão sénior, no concurso Youth American Grand Prix, realizado em Nova Iorque.

2008 – O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, saiu do governo para chefiar a representação de Portugal na União Europeia, numa movimentação diplomática que designou também Manuel Maria Carrilho para a UNESCO.

2015 – Na véspera do Dia do Trabalhador, o sociólogo Boaventura Sousa Santos acusou alguns patrões de usarem a crise como desculpa para encerrar empresas para depois as reabrir, pagando aos antigos empregados salários mais baixos e menos regalias.

2016 – A Comissão de Trabalhadores da RTP pediu, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. O programa Voz do Cidadão esteve origem da reação dos funcionários do canal estatal. No programa surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura dos atentados de Bruxelas e à ausência em antena de António Esteves Martins, correspondente do canal na cidade belga, sem que, em algum momento do programa tenha sido dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.

2017 – Soube-se de mais um caso de um jovem português que foi vítima do jogo “Baleia Azul”. Como resposta a este jogo suicida, foi criado o “Baleia Rosa” para promover uma “corrente do bem”.

2018 – Uma criança de três anos, que estava  há cerca de sete meses à espera de uma operação urgente ao cérebro, viu a cirurgia já fora cancelada três vezes, a última das quais por falta de vaga no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, de novo adiada.

===============.

Este é o centésimo vigésimo dia do ano. Faltam 245 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Deus é existirmos e isto não ser tudo”. Fernando Pessoa/Bernardo Soares (1888-1935), poeta português.

Marcado como