Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


SOS RACISMO INDIGNADO COM DECLARAÇÕES DE EDUARDO CABRITA

Written by on Outubro 18, 2018

Foi com alguma preocupação que o SOS Racismo ouviu as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre o racismo e a violência nas forças de segurança que foi denunciada, Comissão Europeia Contra o Racismo e a Intolerância, no início deste mês.

O SOS Racismo considera que, atendendo ao número de casos conhecidos, custa crer que o ministro da Administração Interna, possa alegar desconhecimento da existência de práticas racistas no seio das forças de segurança; e custa, também a crer que, sabendo nada queira ou possa fazer, uma vez que não atuando, está a ajudar e alimentar não apenas as práticas de violência racista e a sedimentar um sentimento de impunidade nos seios das forças de segurança.

Para o SOS Racismo o Ministério da Administração Interna tutelado por Eduardo Cabrita não pode continuar a aceitar a discriminação. Basta estar atento à imprensa, ou ler os Relatórios da Amnistia Internacional e outros relatórios quer do Parlamento Europeu quer da ONU para perceber que não se tratam de episódios pontuais mas sim de uma situação recorrente e que exige uma intervenção firme da tutela. A melhor forma de agir, neste caso  não será negar a existência do racismo, mas antes, de tudo fazer para o erradicar, mostrando absoluta firmeza do Estado em punir quem no exercício das funções dentro das forças de segurança, praticar atos de violência racista, sublinha o SOS Racismo na sua nota à imprensa.