Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


NOVO CENTRO PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Written by on Abril 7, 2020

O Município de Odivelas e a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima abriram, a 6 de Abril, um Centro Temporário de Acolhimento de Emergência para mulheres vítimas de violência doméstica, com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, da Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças, do Banco de Portugal, da Auto Cambota e da Altice Portugal.

Este novo Centro, instalado no Município de Odivelas, apresenta nesta fase capacidade para até 35 pessoas (mulheres acompanhadas, ou não, de filhos até aos 18 anos) que sejam vítimas de violência doméstica.

O Centro Temporário de Acolhimento de Emergência é um equipamento provisório que deverá funcionar nos próximos três meses, extensíveis por igual período, estando dependente da evolução sanitária do nosso país.

Resultado de uma colaboração com o Ministério da Saúde, o equipamento possui um Posto de Rastreio de COVID-19, que dispõe de quartos de espera e de confinamento para as mulheres que entram no Centro, caso se revele necessário.

Neste momento extraordinário, em que são muitas as questões relacionadas com o confinamento social e a necessária quarentena devido à COVID-19, sabe-se, sobretudo através de relatos vindos de países que já aplicaram as mesmas medidas, que tem existido um efetivo aumento de situações relacionadas com a violência doméstica.