Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


NESTE DIA ACONTECEU NO ANO…

Written by on Maio 26, 2020

26 de Maio. Neste dia aconteceu no ano…

1182 – D. Afonso Henriques concedeu o primeiro foral à vila de Coruche.

1799 – Nasceu em Moscovo, Alexander Sergueievitch Pushkin, poeta russo, retratou toda a essência da alma russa, no liceu contactou com as ideias proibidas da revolução francesa, os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a sua vida foi um drama romântico denso e realista, viveu de degredo em degredo, pelo que abandonou São Petersburgo e a vida boémia, entre 1820/24, ficou em Ekaterinoslav, sul da Rússia, contactou com a natureza exuberante e a realidade camponesa, vagueou pelo Cáucaso, Crimeia e Odessa, a sua principal obra, o romance em versos, ‘Eugénio Onéguin’, o poema épico ‘Boris Gudonov’, decidiu regressar a São Petersburgo, onde escreveu muitas outras obras, ‘O Coveiro’, ‘O Vigilante da Estação’, ‘Mozart e Salieri’ e ‘Festa no Meio da Peste’. Faleceu em 29/1/1837.

1834 – Assinada a Convenção de Évora–Monte que pôs fim à guerra civil, em casa de Joaquim António Sarmago, marcando a vitória do liberalismo e de D. Pedro IV.

1865 – Fim da guerra da secessão nos E.U.A., com a rendição do último confederado em Shreveport, Louisiana.

1872 – Nasceu em Lisboa, António Maria da Silva, engenheiro de minas, funcionário público e político revolucionário republicano, participou nas revoluções de 1908 e de 1910, co–fundador da Carbonária de cuja Alta Venda fez parte, revolucionário do 28 de Janeiro e do 5 de Outubro, deputado às constituintes por Silves e de 1911/26, ministro e seis vezes primeiro-ministro, quando ao fim de vinte meses, irrompeu a ditadura de 1926, diretor geral dos Correios, secretário-geral do ministério do Fomento, membro da Junta Revolucionária que derrubou Pimenta de Castro, deixou como legado a polémica obra ‘Auto–Biografia’. Faleceu em 14/10/1950.

1883 – Faleceu em Damasco, Abd El–Kader, nascido em maio de 1807 em Guetna, Mascara, militar e líder religioso argelino, fundador do estado da Argélia, liderou o povo contra a ocupação francesa, no período de 1840/6, esteve preso cinco anos em Toulon, Pau e Amboise. Tornou–se amigo de Napoleão II, e da França, exilou–se na Tunísia e depois em Damasco, onde se revelou uma personagem fora de série, dedicou–se à oração, peregrinações e a obras de caridade, protegendo sempre os cristãos, as suas qualidades foram reconhecidas por povos e estadistas europeus.

1887 – A China reconheceu a Portugal direitos de ocupação perpétua e de governo do território de Macau.

1913 – Emily Dawson tornou–se na primeira mulher magistrada em Inglaterra.

1970 – Decorreu na Suíça o 1.º Encontro dos Núcleos de Ação Socialista Portuguesa no Estrangeiro, onde foi aprovada a declaração de princípios do movimento que viria a dar origem ao atual Partido Socialista.

1976 – Faleceu em Freiburgo, Martin Heidegger, Martin Heidegger foi um filósofo, escritor, professor universitário e reitor alemão. Foi um pensador seminal na tradição continental e hermenêutica filosófica, e é “amplamente reconhecido como um dos filósofos mais originais e importantes do século XX

1983 – Aprovada pelo parlamento português a lei da reserva ecológica nacional.

2004 – O F. C . do Porto, em Gelsenkirchen, ao derrotar o Mónaco por 3–0 sagrou–se pela segunda vez campeão europeu de futebol.

Tagged as