Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00


Morreu o Construtor de Guitarras Gilberto Grácio

Escrito por em Novembro 2, 2021

Morreu o construtor de guitarras Gilberto Grácio

Colaborou com o guitarrista Carlos Paredes

Lisboa 1 Novembro 2021 – Morreu aos 85 anos, num hospital em Lisboa, Gilberto Grácio, considerado um dos mais conceituados construtores de guitarra portuguesa. Iniciou-se na arte aos 12 anos, com o seu pai, João Pedro Grácio Júnior. Era o coordenador de um atelier de construção de instrumentos musicais de corda em Carnaxide, no concelho de Oeiras, onde se dedicava a passar os seus conhecimentos às gerações mais novas e mantinha a sua própria oficina em Cacém, no concelho de Sintra.

Autodidata, Gilberto Grácio aprendeu a arte de contruir guitarras portuguesas na oficina do pai. Aos 17 anos construiu o seu primeiro instrumento, uma viola, que conservou consigo toda a vida.

Gilberto Grácio é considerado “o mais antigo e conceituado construtor de guitarras”. Em 2012 a Câmara Municipal de Lisboa atribui-lhe a Medalha de Mérito Municipal, grau Ouro. A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado nomeou-o “Sócio de Mérito. Em Outubro de 2002, foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Comenda da Ordem do Mérito.

Colaborou de perto com Luís Guerreiro, António Chaínho, Takashi Yuasa, Rui Veloso, Fausto, Paco Bandeira, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho e Carlos Paredes.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Continue lendo