Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


Monte Agraço Futebol Clube Associa-se a Projeto da FPF Para Ajudar as Famílias Ucranianas

Escrito por em Março 16, 2022

A Federação Portuguesa de Futebol vai apoiar integração dos refugiados ucranianos. Treinador Paulo Fonseca e a mulher Katerina são os embaixadores do projeto.

Oeiras Março 2022 – A Federação Portuguesa de Futebol lançou desafio ao mundo do futebol e criou projeto para estimular e agregar propostas de acolhimento e emprego para famílias ucranianas, com a ajuda de clubes de futebol. 

O objetivo é transformar os clubes numa plataforma de apoio que facilite a integração na sociedade portuguesa e proporcione esperança a uma população em situação de emergência, após fuga à guerra na Ucrânia.

O treinador Paulo Fonseca e a sua mulher Katerina, natural da Ucrânia, são os embaixadores desta iniciativa da FPF, que já começou a sensibilizar associações e clubes de futebol de norte a sul de Portugal.

Sob o mote ‘Cada clube, uma família’, a FPF está a incentivar os clubes a funcionar como célula de acolhimento, encontrando emprego para um adulto refugiado e oferecendo a prática do futebol aos filhos ou menores do agregado familiar.

Os clubes que aceitarem o repto federativo vão proporcionar o emprego, enquanto a FPF financiará a prática desportiva dos jovens ucranianos.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, confia que “os clubes portugueses, como representação da família que todos se orgulham de ser, darão o exemplo de esperança e solidariedade que o povo ucraniano necessita, para minorar a sua dor e o sofrimento, e mitigar os efeitos de uma guerra atroz”.

“Acreditamos que vamos conseguir envolvê-los e sensibilizá-los nesta causa. Estou certo de que vão acolher com agrado uma família ucraniana e estimular a comunidade local nas ajudas a prestar para que a integração seja plena”, afirma Fernando Gomes.

Nesta conformidade o Monte Agraço Futebol Clube vem associar-se a este projeto. Carlos Pombo, presidente do clube declara que «o objetivo será desde logo facilitar a prática desportiva, sem qualquer custo, para as crianças e jovens de famílias ucranianas refugiadas que se venham a instalar na nossa área de atuação».

Para facilitar a integração destas crianças e jovens o clube nomeou  Roman Korobka, embaixador do projeto. O Roman nasceu na Ucrânia e iniciou há 18 anos no Monte Agraço F.C. o seu percurso desportivo nas camadas jovens, sendo hoje nosso jogador na nossa equipa de Futebol Seniores. Podendo expressar-se em ambas línguas, ucraniana e portuguesa, o Roman acompanhará a integração destas crianças e jovens de forma a suavizar ao máximo o impacto que com certeza terá para eles a chegada a um novo País, uma nova língua, uma nova realidade imposta de forma tão brutal.

O presidente do clube afirma que, quanto às restantes vertentes desta iniciativa da FPF, «o clube não tem facilidade de criar postos de trabalho internos, mas procura junto das entidades empregadoras locais ofertas de emprego que se possam integrar neste projeto.

Também não dispõe de condições de alojamento, mas pode centralizar ofertas de alojamento que existam. Fica também disponível para articular com as Escolas do Concelho a integração destas crianças no sistema escolar».

𝐉𝐔𝐍𝐓𝐎𝐒, 𝐕𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐀𝐉𝐔𝐃𝐀𝐑 𝐐𝐔𝐄𝐌 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐒𝐎𝐅𝐑𝐄 𝐂𝐎𝐌 𝐀 𝐆𝐔𝐄𝐑𝐑𝐀!

A inscrição das ofertas de emprego podem ser feitas através da plataforma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *