Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


2ª MISSÃO UCRÂNIA: VIATURA 7 COMPLETA A MISSÃO COM ÊXITO

Escrito por em Março 14, 2022

2ª MISSÃO TERMINADA COM ÊXITO

 

2ª Missão Ucrânia placar boas vindas junto às instalações da Polícia Municipal

Viatura nº 7 Chega Em Segurança Com Seis Cidadãos Ucranianos e o Cão da Família

 

Paulo António Monteiro
Diretor de Informação

Lisboa 14 Março 2022 – Por volta das 12h30 (hora local), a viatura nº 7, da segunda missão humanitária patrocinada pelas voluntárias, Adélia Martins, Rosalina Silva e Karolina Ribac (tradutora natural da Moldavia), completaram com êxito a sua missão ao darem entrada no centro de acolhimento montado pela Câmara municipal de Lisboa, nas instalações do Departamento de Proteção Civil, na Rua Cardeal Saraiva, em Lisboa, onde os seis cidadãos ucrânianos procederam às formalidades do pedido do estatuto de refugiado, da atribuição dos documentos de utente do Serviço Nacional de Saúde, NIF e Segurança Social.

A missão, teve início na segunda feira e terminou hoje com a chegada sincronizada ao minuto das viaturas para evitar ajuntamentos e facilitar a receção suave de todos os cidadãos ucranianos o que constituiu um completo sucesso sem qualquer incidente.

Adélia Martins, voluntária e condutora da viatura nº 7, declarou à nossa reportagem “chego cansada, mas com uma enorme alegria e uma sensação do dever cumprido, ao mesmo tempo tenho a noção que esta caravana apenas contribuiu com uma pequena gota do oceano para minorar o sofrimento do povo da Ucrânia”. “Vão ser necessárias mais caravanas, mais missões para coordenar o resgate dos refugiados. Vai ser necessário um enorme esforço para integrar de um modo digno, na sociedade portuguesa estas vítimas da guerra”.

2ª Missão Ucrânia Cão que veio junto com a família na viatura 7 Foto: Rosalina Silva

 

Rosalina Silva, também voluntária integrada na viatura nº 7, afirmou que “foi uma viagem difícil, mas, com o empenho e principalmente concentrados na segurança”. Um dos momentos mais comoventes relatados por Rosalina foi quando chegaram à fronteira portuguesa, “os refugiados quiseram tirar uma fotografia junto á placa com o nome de Portugal. O momento emocional, foi justificado porque queriam enviar uma foto da placa aos familiares para provarem que tinham chegado a Portugal e estavam e segurança”.

 

Grupo da viatura 7 na fronteira portuguesa Adélia, Rosalina, Karolina, Uliana, Davyd
Ostap, Yarema, Yullia, Kseniia Foto: Adélia Martins

Recordamos que caravana solidária partiu com destino à Polónia na passada 2ª feira e teve como missão trazer consigo 241 refugiados já sinalizados com familiares em Portugal. A Caravana Solidária, começou por ser uma iniciativa criada por um grupo de amigos, mas cedo “cresceu para outras dimensões” e deu origem a um crowdfunding para apoiar a viagem.

“Contamos com uma frota de 16 carrinhas de 7 e 9 lugares, um mini-bus de 27 lugares e dois autocarros: de 50 lugares (cedido pela Câmara Municipal de Odivelas) e outro de 70 lugares (cedido pela Câmara Municipal de Torres Novas)”, explica a organizadora da campanha, Mariana Bueri.

2ª Missão Ucrânia grupo transportado no autocarro providenciado pela Câmara Municipal de Odivelas Foto: Rosalina Silva

Mariana adianta também que a caravana integra uma comitiva diplomática, um corpo médico e tradutores para apoiar a missão no terreno. “Toda esta frota foi carregada com duas toneladas de bens para descarregar em centros de apoio”

A campanha de angariação de fundos lançada através da plataforma GoFundMe, tem como meta reunir cerca de 8 mil euros para assegurar despesas “desde gasolina a portagens, a refeições e estadias dos condutores e das famílias que recolhermos no local.”

“Todos os voluntários e condutores irão financiar parte da viagem do seu próprio bolso e através de gentis contribuições de outros amigos e familiares, mas infelizmente ainda não é suficiente para financiar as viagens dos autocarros, essenciais para conseguirmos trazer o máximo de pessoas possível. É neste sentido que Mariana Bueri  faz um apelo a todos que queiram e possam contribuir”

Saiba mais sobre a missão desta caravana solidária aqui:

https://gf.me/v/c/gfm/caravana-solidaria-apoio-humanitario-ucrania

Paulo António Monteiro

 

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *