DIA MUNDIAL CONTRA O «BULLIYNG»
Escrito por Paulo António Monteiro em Outubro 20, 2021
A PSP organizou 600 ações de sensibilização envolvendo 14.139 alunos em 349 estabelecimentos de ensino
20 Outubro 2021 – Hoje assinala-se o dia Mundial contra o «Bulliyng». A PSP está a levar a efeito a operação ‘Bullying é para fracos’, que arrancou no passado dia 18 até ao próximo dia 29. A ação abrangeu os estabelecimentos de ensino do 1º ao 3º ciclos, com crianças e jovens entre os 6 e 14/15 anos. Foram conduzidas pela PSP 600 ações de sensibilização envolvendo 14.139 alunos em 349 estabelecimentos de ensino, complementadas com 582 contactos individuais.
Em comunicado, a PSP salienta que o Dia Mundial do Combate ao Bullying constitui como um alerta internacional para o problema do bullying com o qual muitos jovens têm de conviver diariamente com grande impacto negativo a curto e a longo prazo, no seu crescimento físico, emocional e psicológico.
Segundo a PSP este fenómeno merece especial atenção por parte da força policial e constitui uma das prioridades no âmbito da prevenção criminal.
Desde o arranque do ano letivo 2021/2022, ainda marcado pelos efeitos do distanciamento social e atividades letivas não presenciais do ano letivo anterior, a PSP está particularmente atenta à forma como estão a ser retomados tanto os contactos interpessoais como as dinâmicas de socialização entre as crianças e jovens em ambiente escolar.
A ausência prolongada de interação presencial pode ter contribuído para uma retração das competências de socialização e isso pode potenciar comportamentos de bullying ou ciberbullying.
O ano letivo 2013/2014 a PSP tem registado uma tendência decrescente, tanto no número total como na gravidade das ocorrências criminais e não criminais reportadas em ambiente escolar.
Essa tendência de decréscimo é mais acentuada nas participações por agressões físicas, com reflexo no acréscimo das injúrias e ameaças. O que de acordo com PSP pode ser sinal que as vítimas e a comunidade reagem de forma mais precoce a este fenómeno, havendo menos situações que chegam ao ponto da agressão física sem conhecimento e intervenção das instituições.
O que fazer perante o Bulliyng
No caso do meu educando ser o agressor?
- Escute a criança ou jovem agressor de forma calma e sem juízos prévios e perceba as razões e a avaliação que faz dos seus próprios comportamentos;
- Perceba que a criança ou jovem agressor necessita de ajuda. Esta é a melhor forma de proteger a vítima;
- Procure uma intervenção especializada para a gestão deste comportamento, preferencialmente em coordenação com o gabinete de psicologia do agrupamento escolar.
No caso do meu educando ser vítima de bullying
O que devo fazer?
- Escute a criança ou jovem vítima de forma calma e sem juízos prévios e perceba com o maior detalhe possível quem são as pessoas envolvidas e quais os comportamentos e formas de agressão;
- Reforce a autoestima e autoconfiança da criança;
- Fale com a escola/professor(es) e PSP/Escola Segura para saber se têm conhecimento e adotarem estratégias conjuntas.
O que não devo fazer?
- Reagir com agressividade;
- Pedir explicações aos agressores/bullies;
- Culpabilizar a vítima ou os restantes alunos ou o pessoal docente, que poderão não ter conhecimento
A PSP e os Polícias afetos ao policiamento de proximidade da Escola Segura estão sempre presentes e disponíveis para receberem denúncias, aconselharem e apoiarem inicialmente as vítimas e as respetivas famílias.
Paulo António Monteiro