Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


HÁ UMA TABELA ONDE AS BANANAS ESTÃO AO LADO DOS RELÓGIOS ATÓMICOS

Escrito por em Janeiro 26, 2019

Na tabela periódica dos elementos químicos, o potássio das bananas está ao lado do lítio das baterias de telemóveis e do césio dos relógios atómicos.

Esta terça-feira começa oficialmente o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, que as Nações Unidas declararam como 2019, de modo a reconher da importância da química nos dias de hoje, quer para a saúde, a energia ou a agricultura. A efeméride, em Portugal vai ser assinalada ao longo do ano com exposições, palestras, ações de formação para professores e também uma edição de selos comemorativos, que coincide com os 150 anos da tabela periódica de Dmitri Mendeleev, na qual se alicerçou a tabela periódica moderna, que foi atualizada em 2016 com a introdução de quatro novos elementos obtidos em experiências: nipónio, moscóvio, tenesso e oganésson.

A atual tabela tem 118 elementos químicos, dispostos em colunas segundo o seu número atómico, que define as suas propriedades químicas e a forma como estão arrumados os elementos químicos permite prever propriedades físicas como a reatividade.

As estrelas como o Sol são feitas de hidrogénio, o elemento mais abundante do Universo, a Lua e os ossos têm cálcio, as moedas níquel, os aviões alumínio, a pasta de dentes flúor, as lágrimas o sal sódio e as bananas potássio. Há hélio nos balões, ouro nas jóias e estrôncio no fogo de artifício

Na terça-feira, em Portugal, várias cidades, como Lisboa, Porto, Almada, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Tomar e Vila Real, vão recriar “tabelas periódicas humanas”, em que alunos, professores e funcionários de escolas e universidades vão dar corpo aos diferentes elementos químicos.