Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


FERLAP CONTRA A PROPOSTA DE REDUÇÃO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR EM LISBOA

Written by on Fevereiro 23, 2018

A medida foi apresentada como meio de combater as assimetrias e a desertificação das regiões do interior do continente português mas a FERLAP está contra a ideia de redução governo das vagas no Ensino Superior Público em Lisboa e no Porto.
Em comunicado distribuído à Imprensa a FERLAP questiona se “esta medida não vai, uma vez mais,
prejudicar significativamente os alunos provenientes de famílias com menos recursos económicos?
Todos sabemos que se os filhos das famílias com menos recursos económicos, não ficarem colocados na área de residência, neste caso Lisboa, muito dificilmente poderão frequentar o Ensino Superior, por incapacidade financeira das famílias para suportar a deslocação dos seus filhos, com tudo o que isso implica, entre outros, residência e alimentação“.
No mesmo documento a FERLAP sublinha que, “no geral, as melhores notas são obtidas pelos alunos das Escolas Secundárias Privadas ou de algumas Escolas Públicas mas de acesso condicionado. Logo, não é difícil perceber quais são as famílias que teriam que vir a suportar a deslocação dos seus filhos para o interior”.
A FERLAP termina o seu comunicado perguntando “Como é que o governo, que defende a igualdade
de acesso e a qualidade do Ensino para todos, se propõe resolver a desigualdade que está a fomentar
com esta medida?“, “caso esta medida venha a ser uma realidade, uma vez que as famílias com mais dificuldades económicas o não podem fazer,quem irá suportar a deslocação dos Alunos da área de Lisboa para o interior?” e “de quem será a responsabilidade pela quebra das expectativas criadas
aos e pelos alunos, ao longo da Escolaridade Obrigatória, pelos anos de muito trabalho desenvolvido, por vezes contra todas as expectativas?”