Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 23 DE FEVEREIRO – ZECA AFONSO MORREU HÁ 31 ANOS

Written by on Fevereiro 23, 2018

EFEMÉRIDES

23 de fevereiro

1797 – Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passaram a ter de servir no Exército ou na Marinha, sob pena de terem de devolver os bens.

1869 – Foi abolida a escravatura em todos os domínios portugueses.

1905 – Foi denunciado o contrato do monopólio do tabaco, detido pela Companhia de Henri Burnay, desde 1891. A concessão seria renovada, fixando-se a renda fixa em 6520 contos de réis, por um período de 25 anos, e sem hipótese de alteração.

1911 – Os bispos portugueses contestam as medidas da I República: a Lei do divórcio, a criação do registo civil, o fim do juramento religioso nos tribunais.

1916 – No âmbito da primeira Grande Guerra, Portugal apreendeu os navios alemães que estavam atracados nos portos portugueses, para “serem colocados ao serviço da causa luso-britânica”.

1919 – Saiu o primeiro número do jornal anarco-sindicalista A Batalha, “porta-voz da organização operária portuguesa”.

1944 – Foi criado o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo, novo nome do Secretariado da Propaganda Nacional, que ficou na dependência direta de Oliveira Salazar.

1945 – II Guerra Mundial. Os fuzileiros norte-americanos tomam o monte Suribachi, em Iwo Jima, Japão.

1970 – Realizou-se a primeira reunião do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo.

1974 – O programa A Voz das Forças Armadas, na Rádio Portugal Livre, anunciou o apoio ao Movimento dos Capitães, “para que o fascismo e as guerras coloniais desapareçam do nosso país”.

1975 – Foi publicado o Programa de Política Económica e Social, coordenado por Ernesto Melo Antunes.

1987 – Morreu o cantor, poeta e compositor José Afonso, com 57 anos, autor de “Grândola, Vila Morena”. Oriundo do fado de Coimbra, foi uma figura central do movimento de renovação da música portuguesa que se desenvolveu a partir de 1960, tendo assinado inúmeras canções de intervenção, que o associaram ao derrube do Estado Novo. Muitas das suas canções continuam a ser gravadas por numerosos artistas portugueses e estrangeiros e calcula-se que existam mais de 300 versões de canções suas gravadas por mais de uma centena de intérpretes, o que faz de Zeca Afonso um dos compositores portugueses mais divulgados a nível mundial. O seu trabalho é reconhecido e apreciado pelo país inteiro e Zeca Afonso, com a sua incidência política

1989 – Morreu a escritora portuguesa Luiza Neto Jorge, aos 50 anos, autora de “A Noite Vertebrada”, “Terra Imóvel”, “O Seu a Seu Tempo”.

2000 – O ministro da Educação anunciou o fim das provas globais no 10º ano e a redução dos exames nacionais do 12º ano, que deixam de ser cinco e passam a três nos cursos gerais e a dois nos tecnológicos. Os estudantes da via tecnológica passaram a ter de realizar, uma prova de aptidão. As aulas passaram a ter a duração de noventa minutos e foi instituída a obrigatoriedade de qualquer disciplina ou área ter, pelo menos, três horas semanais. Passou, ainda, a ser permitido aos alunos mudar, em qualquer altura, de um curso geral para um tecnológico e vice-versa.

2002 – Foi jubilado o professor catedrático Nuno Grande, aos 70 anos. Foi pioneiro do transplante pulmonar, membro da comissão instaladora do Instituto Abel Salazar.

2006 — A Assembleia da República aprovou o voto de apelo ao fecho da prisão norte-americana de Guantanamo, em Cuba.

2008 – O movimento de professores “Em Defesa da Escola Pública”, reuniu 700 pessoas em Leiria e aprovou uma moção em que defendeu a escola pública e condenou o modelo de gestão proposto pelo Governo

2009 – Morreu a escritora Isabel Paço d’Arcos, aos 56 anos.

2010 – A OPA lançada pela Companhia Siderúrgica Nacional brasileira sobre a Cimpor terminou sem sucesso, com a CSN a conseguir adquirir apenas 8,6% da empresa portuguesa.

2014 – O presidente do PSD e primeiro-ministro, Passos Coelho, disse  não ter “vontade de festejar” que Portugal estivesse a fechar o programa de assistência e expressou a sua “enorme gratidão” aos portugueses pelos seus sacrifícios.

2015 – Vítor Pereira, à altura treinador do Olympiacos, teve fugir, na sequência de uma invasão de campo dos adeptos rivais do Panathinaikos.

2016 – O Ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou  que a dedução de cada filho no IRS aumentava dos 550 para 600 euros

 

===================.

Este é o quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 311 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Ninguém duas vezes passa o rio, porque os rios se afastam para morrer”. Luiza Neto Jorge (1939-89), escritora portuguesa.

Tagged as