Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 9 DE NOVEMBRO – DIA INTERNACIONAL CONTRA O FASCISMO E O ANTI-SEMITISMO

Written by on Novembro 9, 2017

EFEMÉRIDES

9 de novembro

Dia Internacional contra o Fascismo e o Anti-Semitismo

1938 – Ocorreu a chamada Noite de Cristal, na Alemanha nazi. Sinagogas e lojas e habitações de judeus, foram destruídas. A violência estender-se-ía por mais dois dias.

1958 – Aconteceu o primeiro acidente da aviação comercial portuguesa. Um hidroavião da companhia Artop, que fazia um voo entre Lisboa e Funchal, cai ao mar com 36 pessoas a bordo.

1967 – Morreu o cantor lírico português Tomás Alcaide. Foi um incontornável tenor que começou por frequentar o Colégio Militar e abandonou os seus estudos em Medicina para se dedicar de corpo e alma ao canto e à vida musical. Em 1925, partiu para Itália onde, em Milão, se estreou em 5 de Dezembro desse ano na ópera Mignon. Após ter estado cinco anos em Itália, foi selecionado para a estreia mundial de As Preciosas ridículas, na versão de Latuada, e para actuar no Teatro Scala. A 5 de Outubro de 1934 foi feito Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo e a 27 de Outubro desse ano Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Foi uma figura presente em vários cartazes líricos da Europa e América, até se retirar em 1948, ano em que regressou a Portugal, colaborando com Companhia Portuguesa de Ópera. Escreveu a obra Um Cantor no Palco e na Vida, em 1961, uma obra autobiográfica. Tem ruas com o seu nome em Lisboa, Oeiras, Évora e Estremoz, a sua cidade natal

1975 – O PS e o PPD manifestaram, no Terreiro do Paço em Lisboa, o seu apoio ao VI Governo provisório, liderado por Pinheiro de Azevedo.

1985 – Garry Kasparov, na altura com apenas 22 anos, conquistou o título de campeão mundial de xadrez ao vencer o titular Anatoly Karpov.

1990 – A Irlanda elegeu, pela primeira vez, uma mulher para a Presidência da República. A advogada Mary Robinson contava na altura 46 anos.

1991 – Morreu o ator e cantor francês Yves Montand, com 70 anos.

1992 – Diogo Freitas do Amaral, fundador e dirigente do CDS, demitiu-se do partido.

1998 – Morreu o ator Jean Marais, aos 84 anos.

1999 – Demitiu-se do presidente da sociedade Porto 2001, Artur Santos Silva em profundas divergências com Manuel Maria Carrilho, então ministro da Cultura.

2002 – A pianista Maria João Pires recebeu o prémio IMC da UNESCO

2003 – Manuel Monteiro foi eleito presidente da Nova Democracia, no fecho do Congresso fundador daquele partido.

2005 – Morreu Artur Vieira de Andrade, aos 92 anos. Foi arquiteto, combatente antifascista, impulsionador da candidatura de Humberto Delgado à Presidência, em 1958.

2006 – O compositor português João Pedro Oliveira obteve o primeiro prémio do concurso internacional de composição Metamorphoses, promovido pela Fundação Musiques & Recherches (Bélgica) e destinado a obras eletroacústicas, com a obra “Et igni Involvens”.

– A edição portuguesa do jornal Le Monde Diplomatique regressou ás bancas, sob a direção de Sandra Monteiro, numa edição da Cooperativa Outro Modo

2007 – O governo do Paquistão levanta a restrição de movimentos que tinha imposto à ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, limitada à sua residência em Islamabad. Oposição acusa Musharraf de ter prendido 5.000 apoiantes de Benazir Bhutto

2008 – Milhares de manifestantes tentaram impedir na região de Wendland, na Baixa-Saxónia o transporte por comboio de contentores com resíduos nucleares para o depósito provisório de Gorleben, com recurso a bloqueios da via férrea.

2010 – Morreu, aos 82 anos, Fernando Aires, professor, escritor, poeta, ensaísta e cronista em vários jornais.

2012 – O Governo reconheceu que havia mais de dez mil crianças com fome nas escolas portuguesas ao sinalizar 10.385 alunos de 253 agrupamentos de escolas públicas nessa situação.

2013 – Aristides de Sousa Mendes foi homenageado a título póstumo nos Estados Unidos, no aniversário da “Noite dos Cristais”

2015 – António Costa formalizou perante a Comissão Política do Partido Socialista a proposta de Moção de Rejeição ao governo de Pedro Passos Coelho.

2016 – O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um processo aos confrontos entre dirigentes no final do jogo Sporting – Arouca.

===============.

Este é o tricentésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 52 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade”. Clarice Lispector (1920-77), escritora brasileira.

Tagged as