Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 10 DE NOVEMBRO – FAZ 3 ANOS, QUE 81% DOS CATALÃES DISSERAM SIM À INDEPENDÊNCIA, NUMA VOTAÇÃO IGNORADA POR MADRID

Written by on Novembro 10, 2017

EFEMÉRIDES

10 de novembro

Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

1875 – Foi fundada a Sociedade de Geografia de Lisboa.

1887 – Lourenço Marques, atualmente conhecida por Maputo, passou a ter a categoria de cidade.

1910 — A Inglaterra, na altura uma grande potência mundial e desde sempre aliada de Portugal, reconheceu, de facto, a República Portuguesa.

1913 – Nasceu Álvaro Cunhal, líder comunista português.

1918 – Saiu o primeiro número do jornal “O Vermelho”, um pequeno semanário editado por um grupo de benfiquistas.

1961 – Foi desviado um avião da linha Casablanca-Lisboa, por membros da Oposição Democrática dirigidos por Palma Inácio, para lançamento de panfletos sobre Lisboa, que apelavam à resistência à ditadura.

1979 – Foi fundada a  Juventude Comunista Portuguesa, pela unificação da União de Estudantes Comunistas e da União da Juventude Comunista.

1988 – Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, foi condecorado com a Ordem Karl Marx, a mais alta distinção da República Democrática Alemã.

1989 – Morreu o ator Barroso Lopes, aos 82 anos. Foi o último dos comediantes a deixar-nos fisicamente, depois de Vasco Santana e António Silva.

– O Muro de Berlim começou a ser derrubado.

1994 – O embaixador português João Cutileiro foi eleito secretário-geral da União da Europa Ocidental.

2004 – O Prémio Secil de Arquitetura foi atribuído a Eduardo Souto Moura, pelo Estádio Municipal de Braga.

2005 – Ministério da Ciência anunciou a criação de programa de combate ao abandono e insucesso escolar no Ensino Superior, em 2006.

– Morreu Joaquim Machado, aos 81 anos. Foi editor e livreiro e fundador da Livraria Almedina, em Coimbra.

2006 – Começou o VIII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, em Lisboa, que contou com representações de 70 países.

– Foi publicado no Diário da República o Aviso do Banco Portugal que obriga os bancos a informar as regras dos arredondamentos e o número de dias do cálculo dos juros, nos contratos de crédito.

– A Junta de Governadores da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, aprovou por unanimidade a anulação do título de Doutor Honoris Causa que fora concedido ao ditador espanhol Francisco Franco, em 1965.

– O Benfica entrou no Guinness Book of Records, como clube com mais associados do Mundo. Tinha na altura 160.392 sócios.

– Jorge Vaz de Carvalho, presidente do Instituto das Artes, venceu o Prémio de Tradução Científica e Técnica da União Latina/FCT, com a versão portuguesa da obra do século XVIII “Principi di Scienza Nuova”, “Ciência Nova”, de Giambattista Viço.

2007 – Neste dia foi batido o recorde de número de fogos por dia registados em todo o país em 2007 com 382 incêndios, segundo a Protecção Civil

– A XVII Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo dedicada à coesão social termina em Santiago do Chile, ensombrada por um incidente entre Hugo Chávez e o rei Juan Carlos de Espanha. O Rei Juan Carlos mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar “fascista” ao ex-chefe de governo José Maria Aznar

2008- Morreu a cantora lírica Ana Lagoa, aos 75 anos, na sua casa em Salzburgo, vítima de Alzheimer. A soprano obtivera a dupla nacionalidade, portuguesa e austríaca, por casamento

2010 – João Manuel Serra, conhecido como “Senhor do Adeus”, por acenar a quem passava na zona do Saldanha, em Lisboa, morreu aos 79 anos.

2014 – 81% dos catalães que votaram disseram “sim” à independência da Catalunha, numa consulta que foi ignorada por Madrid.

2015 – Morreu Helmut Schmidt, ex-chanceler alemão e uma das últimas grandes figuras da social-democracia europeia. Tinha 96 anos e faleceu após súbito e repentino agravamento do seu estado de saúde.

2016 – Rui Rio admitia ser alternativa a Pedro Passos Coelho na liderança do PSD.

==============.

Este é o tricentésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 51 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “No que lhes parece risível é que os homens mais revelam o próprio carácter”. Goethe (1749-1832), poeta alemão.

Tagged as