Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 8 DE MAIO – DIA MUNDIAL E NACIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL

Escrito por em Maio 8, 2019

EFEMÉRIDES

8 de maio

Dia Mundial e Nacional da Segurança Social, Dia da Cruz Vermelha Internacional, Dia Internacional do Burro e Dia Mundial do Cancro do Ovário.

Feriado Municipal em Murça, onde se assinala a data de atribuição do foral e se realizam as Festas do Senhor dos Aflitos.

1705 — Nasceu António José da Silva, escritor, dramaturgo, promotor do Teatro do Bairro Alto e da primeira ópera em língua portuguesa, com o compositor António Teixeira.

1782 — Morreu, com 82 na os, Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.

1794 – Morreu, na guilhotina, o cientista francês Antoine Lavoisier, fundador da Química moderna. Tinha 50 anos.

1878 – O gabinete de Fontes Pereira de Melo aprovou a Lei Eleitoral que concedeu, pela primeira vez, direito de voto a todos os que sabem ler e possuam uma renda mínima.

1907 — Tomou posse da primeira Administração do Porto de Lisboa, nomeada pelo Estado.

1921 – Foi abolida a pena de morte na Suécia.

1944 – Com a entrada em greve dos trabalhadores da Companhia de Cimentos do Tejo, começou um novo período de luta operária contra a ditadura portuguesa, na região de Lisboa.

1945 – Viveu-se o primeiro dia de paz na Europa, com a rendição da Alemanha e a declaração do final da II Guerra Mundial no continente.

– Salazar comentou “O Fim da Guerra” na Assembleia Nacional. Personalidades da Oposição começaram a procurar apoio junto das potências aliadas, alertando-as para a necessidade de pôr termo à ditadura do Estado Novo. António Sérgio e José Domingues dos Santos, da União Patriótica e Democrática Portuguesa, dirigiram-se às autoridades inglesas; o Grande Oriente Lusitano Unido solicitou a intervenção do presidente norte-americano Harry Truman.

1946 – Comemorou-se o primeiro ano da vitória aliada em Lisboa, Porto, Vila Franca de Xira, Alhandra e Sacavém. A Oposição reclamou eleições livres e democracia. A polícia reprimiu as manifestações.

1996 – A escritora Maria Judite de Carvalho recebeu o Prémio da Crítica da Associação Internacional de Críticos Literários.

2003 – O Jornal de Negócios passou a diário.

2004 — Morreu, aos 86 anos, António de Sommer Champalimaud, industrial e financeiro português.

2006 – Realizaram-se manifestações em várias localidades do país contra o encerramento de maternidades, que fora decidido por despacho do ministro da Saúde.

– Morreu, com 62 anos, António Xavier, cientista, professor, fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.

2007 – O ministro do Ensino Superior, José Mariano Gago, emitiu o despacho que retirou à Universidade Independente o reconhecimento como instituição de interesse público, um requisito fundamental para a instituição poder continuar a funcionar.

2008 – A Assembleia da República “chumbou” uma moção de censura apresentada pelo PCP contra o Governo, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção da direita parlamentar.

2016 – O Desportivo de Chaves assegurou o regresso à I Liga Portuguesa de Futebol, 17 anos após a última presença, ao empatar 1-1 no terreno Portimonense, no jogo 45.ª e penúltima jornada da II Liga.

2018 – 54 autarquias, entre as quais estiveram Loures e Lisboa, decidiram aplicar uma taxa agravada sobre imóveis devolutos ou em ruínas.

============.

Este é o centésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 237 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Ninguém é suficientemente rico que consiga comprar o passado”. Oscar Wilde (1854-1900), escritor britânico de origem irlandesa.

 

Marcado como