Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 6 DE NOVEMBRO – DATA DA MORTE DE COLUMBANO BORDALO PINHEIRO

Written by on Novembro 6, 2017

EFEMÉRIDES

6 de novembro

Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflitos Armados.

Feriado Municipal em Boticas, Paços de Ferreira, Rio Maior e Valpaços.

1656 – Morreu D. João IV. Foi o líder da Guerra da Restauração pela conquista e reconhecimento da independência de Portugal.

1772 – O Marquês de Pombal oficializou o ensino primário em Portugal.

1921 – O Teatro Ginásio de Lisboa foi destruído por um incêndio.

1929 – Morreu o pintor Columbano Bordalo Pinheiro. Após completar a sua formação, rumou a Paris, com uma bolsa de estudos custeada pelo rei consorte D. Fernando II de Portugal, já viúvo da rainha D. Maria II de Portugal. Foi em França, que recebeu a influência de pintores como Manet e Edgar Degas, sendo esta notável na sua obra. Na “cidade-luz”, Columbano representou-se, em 1882, numa grande exposição, no famoso “Salon de Paris“, onde apresentou ao público, maioritariamente burguês, o quadro Soirée chez Lui, surpreendentemente aclamado pela difícil crítica de artes parisiense. De regresso a Portugal, juntou-se ao “Grupo do Leão”, que ambicionava tencionava renovar a estética das composições na arte. Neste período ficaram celebres os retratos de Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental, por ele pintados. Para além disto, deu nova ênfase aos palácios lisboetas, ao pintar os painéis que se encontram na sala de recepções do Palácio de São Bento, os Painéis dos Passos Perdidos. Foi também pintor de História, sendo o autor de várias obras para o Museu Militar de Lisboa, designadamente de Drama de Inês de Castro.

1975 – Realizou-se o célebre debate televisivo na RTP entre o líder socialista Mário Soares e o secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal. Soares acusa o chefe dos comunistas de querer instaurar uma nova ditadura no país. Cunhal que o considera o chefe da reação responde com uma frase que fica célebre: “Olhe que não, doutor, olhe que não…”.

2002 – Começou, em Lisboa, a demolição do Estádio José Alvalade, que fora inaugurado a 10 de junho de 1956.

2003 – O grupo têxtil Melka encerrou as duas últimas empresas em Portugal, deixando no desemprego 308 trabalhadores.

2005 – Cerca de 1300 carros foram incendiados, dez polícias anti-motim ficaram feridos e 312 pessoas foram detidas, em bairros suburbanos de diferentes regiões de França, no 11º dia de violência.

2006 – A TAP chegou a acordo com o grupo Espírito Santo para a compra da Portugália, por 140 milhões de euros.

– O compositor português José Manuel Mesquita Lopes, com o tema “Estudo com sequência”, foi um dos vencedores do I Concurso luso-espanhol de composição para guitarra clássica “Cidade de Badajoz”.

2007 – Uma operação contra 20 alegados terroristas conduziu à detenção de 15 suspeitos em Portugal, França, Itália e Reino Unido, segundo as várias autoridades envolvidas. A Eurojust, organismo de cooperação judiciária da União Europeia, afirma que a rede pan-europeia, tem uma ligação clara à Al-Qaida e teria programado ataques terroristas em Itália, no Afeganistão, no Iraque e nos países árabes

2008 – Cerca de 2.000 sindicalistas da CGTP desfilaram até à Assembleia da Republica para manifestar o seu repúdio pelo Código do Trabalho e prometeram “continuar a lutar no terreno” contra a nova legislação

– Morreu o pintor Raul da Costa Camelo, aos 84 anos, em Paris, onde vivia desde 1950. O pintor, natural da Covilhã, planeava uma grande exposição na Amadora. Raul Costa Camelo expôs com frequência em França e Portugal. Os críticos de arte qualificam a sua obra abstrata como de uma “modernidade intemporal”

2012 – Apenas numa semana, Guimarães ficou sem metade da sua imprensa local. Os jornais “Notícias de Guimarães” e “Expresso do Ave” não resistiram à crise e terminaram a sua publicação. saíram para as bancas na semana passada.

2013 – A Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, em Fátima, vocacionada para o tratamento de pessoas com demência e especializada no tratamento de doentes com Alzheimer, recebeu os primeiros doentes.

2014 – O papa Francisco decidiu que um sacerdote argentino, condenado a uma pena de prisão por pedofilia, não poderia exercer mais as suas funções.

2015 – O PCP anunciou em comunicado, a existência de um documento conjunto com o PS a fim de viabilizar uma alternativa governativa protagonizada pelos socialistas.

2016 –Pela primeira vez, físicos russos conseguiram “dissolver” água numa esmeralda, substituindo as ligações de hidrogénio que geralmente mantêm as moléculas juntas.

=============.

Este é o tricentésimo décimo dia do ano. Faltam 55 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Desaprender oito horas por dia ensina os princípios”. Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro.

Tagged as