Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 5 DE NOVEMBRO – FAZ 9 ANOS, QUE MORREU A ATRIZ MILÚ

Written by on Novembro 5, 2017

EFEMÉRIDES

5 de novembro

1981 – Começou, em Madrid, a primeira Cimeira Ibero-Americana de cooperação económica.

1991 – O escritor José Cardoso Pires venceu o Prémio Literário União Latina, pelo conjunto da obra.

1996 – O Grande Prémio de Poesia da APE foi atribuído a Egito Gonçalves.

1998 – Morreu Fernando Brochado Coelho, aos 64 anos, advogado, fundador do PSD.

2003 – Os hospitais civis de Lisboa S. José, Capuchos e Desterro foram agrupados em Centro Hospitalar.

2004 – O plano do comissário europeu António Vitorino para as políticas de imigração e asilo foi adotado pela União Europeia.

2005 – Foi apresentado o programa Novas Oportunidades, destinado a envolver 650 mil jovens e 1 milhão de trabalhadores em cursos técnicos e profissionais.

–  O fotógrafo Eduardo Gageiro recebeu o primeiro prémio da Exposição Internacional de Fotografia Artística da China.

2006 – O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento, por crimes contra a humanidade, pelo massacre de 148 aldeões xiitas de Doujail, em 1982. Foi decretado o recolher obrigatório em Bagdad e em duas províncias do país e encerrado o aeroporto da capital. A condenação à morte do antigo líder iraquiano foi saudada por Londres, Washington e Teerão. A presidência holandesa da União Europeia pediu que a pena de morte não fosse aplicada e a Amnistia Internacional colocou dúvidas a imparcialidade do processo. A Rússia considerou o julgamento de Saddam um assunto interno do Iraque e a China não comentou.

2007 – Dezasseis mortos e 21 feridos, foi o balanço da colisão de entre um autocarro e um ligeiro, na A-23, próximo de Vila Velha do Ródão. O autocarro transportava alunos da Universidade sénior de Castelo Branco.

– O Supremo Tribunal Administrativo deu luz verde à coincineração na cimenteira de Souselas, em Coimbra, contrariando as decisões do Tribunal Central Administrativo do Norte e do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra.

2008 – Barack Obama foi eleito Presidente dos Estados Unidos, tornando-se no primeiro presidente negro. Obteve 52 por cento do voto popular, contra 46 por cento para o seu adversário, o republicano John McCain.

– A maioria socialista aprovou em votação final global a proposta do Governo de nacionalização do Banco Português de Negócios, com os votos contra de todas as bancadas da oposição.

– Milhares de alunos manifestaram-se em todo o país contra o Estatuto do Aluno, o novo modelo de gestão das escolas e os exames nacionais. Os protestos em Lisboa e Almada foram os mais significativos, reunindo mais de mil estudantes cada.

– Morreu a atriz Milú, que ficou popularizada no cinema como a Luisinha de “O Costa do Castelo”, em Cascais aos 82 anos na sequência de uma infeção respiratória. Milú, nome artístico de Maria de Lurdes de Almeida Lemos, participou em alguns dos mais populares filmes portugueses dos anos 1940 e 1950 e foi presença assídua na rádio portuguesa e no teatro de revista.

2010 — Um avião da companhia aérea cubana Aerocaribbean caiu, em Cuba, matando seus 68 ocupantes, entre eles 28 estrangeiros.

2011 – O Benfica conquistou pela primeira vez na sua história a Taça Continental de hóquei em patins, ao beneficiar da falta de comparência dos espanhóis do Liceo da Corunha.

2013 – O escritor angolano Ondjaki, com o romance “Os transparentes”, venceu o Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros.

2014 – Marcos Freitas tornou-se no primeiro jogador na história do ténis de mesa português a figurar no “top 10” da lista mensal da Federação Internacional, ao ser nono no mês de novembro.

– Morreu Manitas de Plata, guitarrista cigano, aos 93 anos, em França.

2015 – O Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas aprovou um pacote de medidas para entrar em vigor no inicio de 2016, que incluia os cortes salariais da função pública revertidos em mais 20% e a manutenção da sobretaxa de solidariedade mas reduzida a 2,625%.

==============.

Este é o tricentésimo décimo dia do ano. Faltam 56 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Não faças aos outros aquilo que gostarias que te fizessem. Os gostos deles podem ser diferentes dos teus”. George Bernard Shaw (1856-1950), escritor e dramaturgo inglês de origem irlandesa.

Tagged as