EFEMÉRIDES: 31 DE JULHO – A RASPADINHA FAZ 23 ANOS
Escrito por ARCO em Julho 31, 2018
EFEMÉRIDES
31 de julho
Dia Internacional do Orgasmo e Dia Universal dos Microorganismos.
1501 — Data provável para o regresso da armada de Pedro Álvares Cabral a Lisboa, depois da descoberta do Brasil e da viagem à Índia, onde assinou o primeiro acordo comercial com o potentado de Calecute.
1750 – Morreu D. João V, fundador da Academia Real de História, da escola cirúrgica do Hospital Real de Todos os Santos e do Seminário da Patriarcal.
1872 — Nasceu o poeta Ângelo Lima, nome da revista Orpheu, diretor artístico da Geração Nova.
1886 — Morreu o compositor e pianista húngaro Franz Liszt.
1944 – Antoine de Saint-Exupéry, na altura com 43 anos, escritor e aviador francês, autor de “O Principezinho”, desapareceu num voo de reconhecimento.
1952 – A CP apresentou o Plano da Rede Unificada Portuguesa.
1954 – Foi inaugurada a Barragem do Cabril.
1959 – Foi constituída a organização separatista basca, por estudantes dissidentes dos grupos nacionalistas.
1986 – As agências Notícias de Portugal e ANOP assinaram o protocolo para a constituição de uma única agência nacional de notícias, a LUSA, que entrará em funcionamento a 01 de janeiro de 1987.
1995 – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou a lotaria instantânea, mais conhecida por “raspadinha”
2001 — Morreu o marechal Francisco da Costa Gomes, aos 87 anos. Foi Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas em 1973 e 1974, membro da antiga Junta de Salvação Nacional, presidente da República Portuguesa entre 1974 e 1976.
2002 — Começou a IV Cimeira da CPLP, em Brasília, já com um novo Estado membro, Timor-Leste.
— A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebeu o Prémio Camões.
2003 – O Presidente da República vetou a Lei-quadro de criação dos Municípios. Nem Fátima, nem Canas de Senhorim passaram a concelho.
– Deixou de ser produzido o modelo “carocha” da Volkswagen.
2004 – Ocorreu uma explosão e incêndio da refinaria da Galp, em Leixões, causados pela fuga de crude numa conduta.
2006 – O Ministério Público arquivou o processo por suspeita de abuso de poder, corrupção passiva e violação do segredo de Estado do antigo ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes, no âmbito do caso Portucale.
2007 – O ex-agente da GNR de Santa Comba Dão António Costa, acusado do homicídio de três jovens, foi condenado a 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pelo Tribunal da Figueira da Foz.
– Abriu ao público, em Matosinhos, a maior loja Ikea da Península Ibérica e a segunda em Portugal.
– Foi inaugurado o terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, um investimento de 18 milhões de euros, que passou a servir dois milhões de passageiros por ano.
2008 – O Conselho de Ministros nomeou a professora universitária Maria João Monteiro Brilhante como a nova presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II
2010 – Morreu, aos 96 anos, Suso Cecchi d’Amico, dita a “rainha dos argumentistas”, figura fundamental do cinema italiano do pós-guerra e do movimento neo-realista, que assinou obras de Visconti, Rosselllini e De Sica. Em 1994, recebeu o Leão de Ouro de homenagem à carreira no Festival de Veneza.
2014 – Na sua época de estreia na competição, o Rio Ave, sob o comando do treinador Pedro Martins, venceu na Suécia o IFK de Gotenburgo por 1-0 em partida da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.
2015 – Um voo da TAP aterrou de emergência em Sevilha, com aviso de fumo na cabine. O Airbus fazia a ligação Lisboa/ Luanda
2016 – Um atirador matou uma mulher e fez vários feridos numa área de diversão noturna no centro de Austin, no Texas.
2017 – Um ano depois de ter visto a Justiça anular a sua Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, Miguel Relvas voltou à Universidade Lusófona para fazer exames e recuperar o “canudo”.
================.
Este é o ducentésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 153 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “É dever do homem justo fazer guerra a todo o privilégio não merecido, na certeza de que se trata de uma guerra sem fim”. Primo Levi (1919-87), escritor e cientista italiano.
A Lotaria Instantânea faz hoje 23 anos